O uso de texturas no Blender 3D para representar pessoas e também vegetação é uma excelente opção para adicionar elementos que mostram a escala em projetos, principalmente os que abordam visualização de projetos arquitetônicos. Se você visitou o blog na semana passada, deve ter visto o artigo em que recomendo o download de texturas gratuitas de árvores e vegetação. O uso desse tipo de textura é fundamental para deixar os arquivos de projeto mais leves e com menos geometria, mas podem consumir muito tempo de configuração e ajuste. O processo de configuração desse tipo de textura envolve a criação de um plano, ajuste de coordenadas UV, materiais e por último a atribuição de texturas.

Esse procedimento deve ser realizado para cada um dos diferentes tipos de texturas. Como um único projeto pode demandar inúmeras texturas para que a paisagem virtual seja composta com a quantidade apropriada de vegetação, o processo de importação pode ser bem trabalhoso. Não seria interessante se pudéssemos importar de maneira automática esse tipo de textura, já aplicado em planos na proporção correta?

Isso é possível sim! No Blender 3D existe um script muito útil chamado 2D Cutout image importer, que faz exatamente esse tipo de tarefa. Para fazer o download desse script, visite o link indicado. Depois de fazer o download do script, coloque o arquivo na pasta de scripts do Blender 3D para que ele fique disponível na janela de Scripts do Blender 3D na pasta chamada Image.

blender3d-2d-cutout-import-texturas-01.png

Assim que o script for acionado, podemos começar a configurar as suas opções. Esse processo é extremamente simples e requer apenas um cuidado. Antes de começar a trabalhar com o script, selecione todos os arquivos de texturas que você gostaria de usar na cena. Coloque esses arquivos em apenas uma pasta no seu computador. Quando isso estiver concluído, vá até o menu do script e indique:

  1. A opção Load Directory: Isso permite importar uma série de imagens usando uma pasta
  2. Localize a pasta no seu computador
  3. Determine o tipo de arquivo, no meu caso são todos PNG
  4. Acione a opção Import na parte inferior da interface

blender3d-2d-cutout-import-texturas-02.png

Quando o processo estiver todo concluído, poderemos conferir na 3D View do Blender 3D a criação de um plano para cada uma das texturas existentes na pasta selecionada. Tudo é feito de maneira automática, desde a criação dos planos até a atribuição de mapeamento UV e texturas. A melhor parte é que o script considera as dimensões de cada textura para criar os objetos 3d já nas proporções corretas.

blender3d-2d-cutout-import-texturas-03.png

Se você estiver considerando criar algum tipo de paisagem usando esse tipo de textura no Blender 3D, esse script pode ser de grande ajuda para acelerar o processo de importação de imagens para as cenas do Blender.