Clicky

Como importar múltiplas texturas usando scripts no Blender 3D?

O uso de texturas no Blender 3D para representar pessoas e também vegetação é uma excelente opção para adicionar elementos que mostram a escala em projetos, principalmente os que abordam visualização de projetos arquitetônicos. Se você visitou o blog na semana passada, deve ter visto o artigo em que recomendo o download de texturas gratuitas de árvores e vegetação. O uso desse tipo de textura é fundamental para deixar os arquivos de projeto mais leves e com menos geometria, mas podem consumir muito tempo de configuração e ajuste. O processo de configuração desse tipo de textura envolve a criação de um plano, ajuste de coordenadas UV, materiais e por último a atribuição de texturas.

Esse procedimento deve ser realizado para cada um dos diferentes tipos de texturas. Como um único projeto pode demandar inúmeras texturas para que a paisagem virtual seja composta com a quantidade apropriada de vegetação, o processo de importação pode ser bem trabalhoso. Não seria interessante se pudéssemos importar de maneira automática esse tipo de textura, já aplicado em planos na proporção correta?

Isso é possível sim! No Blender 3D existe um script muito útil chamado 2D Cutout image importer, que faz exatamente esse tipo de tarefa. Para fazer o download desse script, visite o link indicado. Depois de fazer o download do script, coloque o arquivo na pasta de scripts do Blender 3D para que ele fique disponível na janela de Scripts do Blender 3D na pasta chamada Image.

blender3d-2d-cutout-import-texturas-01.png

Assim que o script for acionado, podemos começar a configurar as suas opções. Esse processo é extremamente simples e requer apenas um cuidado. Antes de começar a trabalhar com o script, selecione todos os arquivos de texturas que você gostaria de usar na cena. Coloque esses arquivos em apenas uma pasta no seu computador. Quando isso estiver concluído, vá até o menu do script e indique:

  1. A opção Load Directory: Isso permite importar uma série de imagens usando uma pasta
  2. Localize a pasta no seu computador
  3. Determine o tipo de arquivo, no meu caso são todos PNG
  4. Acione a opção Import na parte inferior da interface

blender3d-2d-cutout-import-texturas-02.png

Quando o processo estiver todo concluído, poderemos conferir na 3D View do Blender 3D a criação de um plano para cada uma das texturas existentes na pasta selecionada. Tudo é feito de maneira automática, desde a criação dos planos até a atribuição de mapeamento UV e texturas. A melhor parte é que o script considera as dimensões de cada textura para criar os objetos 3d já nas proporções corretas.

blender3d-2d-cutout-import-texturas-03.png

Se você estiver considerando criar algum tipo de paisagem usando esse tipo de textura no Blender 3D, esse script pode ser de grande ajuda para acelerar o processo de importação de imagens para as cenas do Blender.

2017-04-11T10:31:25+00:00 By |Blender 3D|5 Comentários

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

5 Comentários

  1. Bruno Nunes 29/06/2009 em 1:37 pm

    Olá Allan Brito, eu não consegui usar o script 2D Cutout image importer, quando ele importa as texturas aparece apenas um plano vermelho. As texturas que eu tenho são as do Michal Kotek que você colocou aqui no site e todas elas estão no formato tif, será esse o problema?
    Agradeço se puder me ajudar.

  2. Allan Brito 29/06/2009 em 1:53 pm

    Oi Bruno,

    Muda o modo de visualização para Textured que as texturas aparecem. Sem alterar nada ele só mostra um plano vermelho mesmo.

    Abraços

  3. Handersson 18/11/2009 em 12:58 pm

    quando vou renderizar não fica tranparente ao redor da arvore.

  4. Gerardo Filho 24/05/2010 em 8:36 am

    Como colocar um vídeo como fundo de renderização no Blender?
    Como usar video como textura no blender?
    É possível fazer um mosaíco de vídeos no Blende? Como?

    Parabéns pelas publicações.

  5. Mille 08/12/2011 em 9:49 am

    Allan Briton um video tutorial voltado a textura e objetos
    preciso

Deixar Um Comentário