O uso de plugins é feito de maneira maciça em estúdios de animação, pois os mesmos aceleram o processo de animação e conseguem fazer com que os projetos e trabalhos em que o estúdio está envolvido sejam finalizados em menos tempo. Já falei sobre vários desses plugins aqui no blog, pois os efeitos que podem ser realizados com softwares como Krakatoa são complicados e trabalhosos de criar com as ferramentas padrão do 3ds Max. Mesmo que você não faça uso desse tipo de recurso, é muito interessante conhecer o funcionamento desse tipo de ferramenta para que fique mais fácil e intuitivo adotar soluções semelhantes em projetos que podem se beneficiar de plugins.

Um dos plugins que mais chama a atenção pelo baixo custo em comparação com o Krakatoa, quando o assunto é fazer explosões e fragmentação de objetos é o Ray Fire. Com esse plugin é possível realizar animações que se encaixam em histórias com muita ação e efeitos físicos, como explosões e destruição. Quer aprender como esse tipo de plugin funciona, e ainda acompanhar a criação de uma animação que mostra uma parede sendo rachada e fragmentada? Bem, acessando esse endereço é possível encontrar um tutorial completo de animação com o 3ds Max e Ray Fire para reproduzir esse efeito. O resultado final do tutorial pode ser visualizado no vídeo abaixo:

O tutorial em si está disponível todo em vídeo e é composto por um total de cinco vídeos diferentes, um para cada parte do processo de configuração da animação. Todo o material está no formato MP4 e com excelente resolução. Os primeiros vídeos abordam a configuração do plugin Ray Fire em si, e mostram como esse tipo de animação fica bem mais simples de realizar com a ajuda da ferramenta. Existe uma opção própria para desenhar e ajustar a fragmentação da parede.

Como você vai perceber ao visualizar a lista de vídeos, para criar esse tipo de animação são necessários três plugins que são o Ray Fire, Thinking Particles e Fume FX. Cada um deles com a sua respectiva função e utilidade dentro do processo de animação. Mesmo com ferramentas que tem alto custo para usuários que ainda estão aprendendo a usar o 3ds Max, é muito importante tomar conhecimento da existência desse tipo de recurso para aplicação em futuros projetos.

Se você for usuário do 3ds Max, vai lembrar desses plugins no momento em que os prazos de entrega dos projetos apertarem. O valor do investimento acaba ficando pequeno perto do benefício.