Um dos segredos para conseguir uma renderização com boa qualidade nas diversas opções de renderizadores externos é conseguir entender o funcionamento e lógica, por trás das inúmeras configurações existentes nessas ferramentas. Por exemplo, muitos artistas acabam deixando o Mental Ray um pouco de lado, mesmo o software acompanhando o 3ds Max de maneira totalmente gratuita, e escolhem opções como o V-Ray ou Maxwell Render para trabalhar com opções de iluminação global avançada. O V-Ray é muito famoso por ser um software com ótima relação entre o nível de complexidade dos menus e opções, com o resultado final do render. Então temos um software que requer pouca configuração, e gera imagens com excelente nível de realismo.

Mas, mesmo o V-Ray ainda requer dos artistas 3d um pouco de treinamento e prática para conseguir criar imagens com rapidez. Se você estiver pensando em usar o V-Ray, porém nunca havia tido oportunidade de praticar um pouco com a ferramenta, existe uma excelente lista de configurações prontas do V-Ray para uso no 3ds Max, compiladas por um artista chamado Hugo Fernandez que podem ajudar em muito os iniciantes.

As configurações abrangem diversas situações e cenários em que um artista 3d precisaria ajustar os parâmetros do V-Ray, para conseguir bons resultados no render.

v-ray-3ds-max-render.jpg

(As configurações estão disponíveis em formato de imagem, com excelente resolução)

Todos os exemplos apresentados no material acompanham uma série de imagens com os menus do 3ds Max e o resultado dessas configurações usando uma maquete eletrônica bem simples, representando uma pequena edificação com elementos como vidro e materiais mais complexos. Todo o material está disponível em espanhol, o que facilita muito a consulta para o pessoal que não se identifica muito com o inglês.

No total o artista mostra sete situações diferentes de configurações, que vão aos poucos avançando em complexidade e opções dos materiais. O primeiro render começa com o modelo 3d sem nenhum tipo de material associado, apresentando apenas a volumetria. No segundo render já podemos visualizar os materiais simples e com a terceira configuração o artista adiciona as opções de iluminação global. Isso se desenvolve até chegar em opções como o uso de mapas HDRI para as reflexões apenas dos vidros e materiais do tipo Glossy.