A parte de animação 2d é relativamente simples de realizar no After Effects, pois o seu funcionamento é bem semelhante ao que acontece com a maioria dos softwares nesse segmento. A única coisa que precisamos fazer para criar uma animação é adicionar keyframes e alterar as posições dos objetos. Mas, quando os temas começam a envolver efeitos e movimentos complexos de deslocamento e deformação, o uso de plugins e ferramentas adicionais são mais que recomendados. A Adobe desenvolveu um pequeno aplicativo chamado Pixel Bender que permite a criação de filtros e ferramentas auxiliares para ajudar no processamento de imagens e vídeos.

O After Effects CS4 já instala por padrão o Pixel Bender, para que você possa aproveitar os seus recursos de maneira rápida e sem a necessidade de fazer outro download. Mas, o que podemos fazer com ele? Só para exemplificar como as ferramentas disponíveis no Pixel Bender podem ajudar na criação de efeitos em vídeo, encontrei um tutorial muito interessante que demonstra o uso da ferramenta para criar o famoso efeito Droste.

Essa é uma ilusão ótica muito famosa e usada de maneira brilhante por artistas como Escher. O efeito acontece quando temos um objeto que se repete na imagem da mesma maneira como ele já tinha aparecido. Não entendeu? A imagem abaixo exemplifica bem o chamado efeito droste.

Staring into infinity

Como fazer isso no After Effects?

Existe um filtro no After Effects que foi criado usando o Pixel Bender que transforma imagens em repetições continuas, simulando o efeito. O processo é bem automatizado e requer apenas o ajuste de alguns parâmetros, como mostra o vídeo abaixo.

No vídeo é possível acompanhar a configuração de um vídeo bem simples de um relógio, que é completamente deformado e distorcido de maneira a simular uma repetição. O tutorial mostra também como a ferramenta apresenta um excelente número de opções para personalizar o efeito.

Se você estiver estudando o After Effects, recomendo tentar usar essa ferramenta para criar os seus próprios efeitos nas suas produções em vídeo. O efeito é interessante para uso em aberturas e vinhetas para comerciais.