As comparações e diferenças entre as diversas ferramentas 3d existentes no mercado são tema freqüente em qualquer curso ou projeto que envolva treinamentos, principalmente com pessoas que ainda estão começando a ter contato com softwares 3d. Essa é uma das perguntas que mais recebo pelo formulário de contato aqui do blog também. Qual a resposta? Na verdade essa é uma pergunta que só pode ser respondida dentro de um contexto bem específico, em que vários aspectos como o escopo do projeto, recursos financeiros e tecnologias usadas devem entrar na fórmula. Em termos de recursos para modelagem, a grande maioria dos softwares está bem nivelada e os resultados não ficam muito diferentes para o usuário final. O que pode acontecer é apenas um ganho de desempenho em algumas ferramentas.

Para avaliar e comparar esse tipo de recurso entre duas ferramentas 3d bem diferentes, um artista 3d está desenvolvendo a modelagem de uma Ferrari Enzo usando o 3ds Max e o Silo 3D. O 3ds Max você já deve conhecer, mas o Silo 3D não é uma ferramenta muito famosa, em comparação com o 3ds Max. Ele é um software de modelagem por subdivisão dedicado apenas a tarefa de modelagem e configuração de texturas e materiais. O Silo 3D não apresenta nenhum tipo de recurso direcionado para animação.

O estudo comparativo entre as duas ferramentas ainda está em andamento, mas já resultou na criação de um vídeo que coloca a modelagem das primeiras partes do carro lado a lado. O vídeo abaixo mostra o Silo 3D na esquerda e o 3ds Max na direita.

A técnica de modelagem usada para criar as primeiras partes do carro é o Edge Modeling, em que os objetos são criados com base na transformação de arestas. Repare que o processo de modelagem em ambas as ferramentas 3d é bem parecido, sendo que a velocidade com que as transformações são aplicadas é um pouco mais eficiente no Silo 3D que no 3ds Max.

Qual a conclusão inicial? A princípio, apenas que ambos os softwares conseguem criar objetos complexos usando processos e ferramentas bem semelhantes. Se fossem adicionadas outras ferramentas 3d ao estudo, muito provavelmente o tempo de modelagem para cada uma das ferramentas seriam bem semelhante. Sem mencionar a seqüência de modelagem que também usaria os mesmos princípios e técnicas para gerar o modelo 3D.