A modelagem 3d direcionada para projetos arquitetônicos apresenta algumas particularidades em relação ao que fazemos na modelagem orgânica, sendo que uma delas é a necessidade de usar de maneira freqüente as opções de snapping do software 3d usado para o projeto. Essas ferramentas de snapping são fundamentais para que o modelo 3d criado use o máximo possível em termos de precisão. As medidas não precisam ser necessariamente as mesmas, mas a proporção em que o modelo 3d é criado precisa seguir a mesma orientação. Um software que está ganhando muitos adeptos na área de modelagem para arquitetura é o Modo 3D, que recentemente foi atualizado para a versão 401.

O Modo 3D é muito conhecido entre artistas 3d mais experientes, pelas suas ferramentas de modelagem e funcionamento diferentes do que conhecemos na maioria dos softwares existentes hoje. Caso você queira aprender algumas técnicas de modelagem 3d para arquitetura usando o Modo 3D, um artista chamado Ernesto Pacheco disponibilizou três tutoriais em vídeo muito interessantes, mostrando partes fundamentais da modelagem para arquitetura.

O objetivo desses vídeos é divulgar um treinamento sobre o mesmo tema que o artista está organizando. Esse futuro treinamento será comercializado, mas os três vídeos indicados nesse artigo podem ser assistidos de maneira totalmente gratuita.

Para assistir aos tutoriais sobre Modelagem 3D para arquitetura, visite esse link.

tutorial-modelagem-3d-arquitetura-modo-3d.jpg

O primeiro vídeo aborda o uso do Modo 3D, com uma introdução a sua interface e o funcionamento do software como um todo. Esse vídeo é excelente para quem não tem nenhum conhecimento sobre o software e gostaria de aprender um pouco mais sobre ele. Já no segundo vídeo, podemos acompanhar o autor comentando sobre o uso de técnicas de modelagem 3d para arquitetura, com ênfase nas ferramentas de edge Modeling para deformar arestas e operações Booleanas.

No último vídeo é possível acompanhar as técnicas e ferramentas necessárias para organizar e manipular arquivos oriundos de projetos em CAD, mais precisamente arquivos no formato DWG. Cada software apresenta facilidades e dificuldades na manipulação desse tipo de arquivo. O autor do tutorial mostra o que é necessário para aproveitar e extrair informações de arquivos de CAD para usar em projetos de modelagem para arquitetura no Modo 3D.

O tempo médio de cada vídeo é de aproximadamente 20 minutos, o que resulta em mais de uma hora de treinamento em vídeo. Se você quiser aprender um pouco mais sobre modelagem 3d para arquitetura ou o Modo 3D, recomendo assistir aos vídeos. Mesmo que a sua ferramenta 3d seja outra, algumas das dicas e assuntos abordados se aplicam a todos os softwares 3D.