As chamadas operações booleanas forma uma das ferramentas mais simples e comuns em termos de modelagem 3d, pois está presente na maioria dos softwares 3d. O uso das operações booleanas faz parte de qualquer tipo de curso introdutório para ferramentas 3d, pois com essas ferramentas é possível criar formar relativamente complexas usando apenas primitivas geométricas. Caso você nunca tenha usado esse tipo de opção nos softwares 3d, a ferramenta consiste basicamente em três operações básicas que são a união, subtração e interseção. Por exemplo, ao mover dois objetos bem simples como dois cubos de maneira que os seus volumes façam uma interseção, podemos aplicar uma operação como a união para gerar um novo modelo 3d com base nesse posicionamento.

O funcionamento da ferramenta é sempre guiado pelo posicionamento dos objetos. Como exercício para treinar a manipulação dos softwares 3d, a modelagem com booleans acaba ajudando no domínio das transformações também (mover, girar e escalonar). Se você quiser ter uma boa idéia de como as operações booleanas funcionam no Cinema 4D, o tutorial abaixo mostra um exemplo de como esse tipo de modelagem pode gerar de maneira rápida, objetos compostos relativamente complexos.

No vídeo é possível acompanhar a modelagem de uma cabeça de parafuso, usando apenas primitivas geométricas para a modelagem 3d. Nesse caso, foram usados dois cubos e um cilindro.

Para que a modelagem pudesse gerar a forma desejada, o autor do tutorial precisou usar dois Booleans diferentes, em que o primeiro foi aplicado nos cubos para gerar apenas um objeto. Esse foi um Boolean do tipo união e o segundo foi uma subtração no cilindro da forma resultante. A modelagem acaba sendo bem rápida.

O tutorial mostra um aspecto muito importante do Boolean no Cinema 4D, que se repete na maioria dos softwares 3d. O modelo 3d resultante apresenta topologia completamente bagunçada e que não possibilita a edição futura das arestas. Basta visualizar como é que o modelo 3d é representando, quando o vídeo mostra o resultado da operação em forma de arame. Esse é o motivo que faz o uso dos Booleans, apesar de ser uma grande ajuda para modelos 3d simples, ser evitado ao máximo por artistas 3d mais experientes. No momento em que uma operação booleana é usada em modelos 3d, a edição posterior desse modelo fica bem comprometida.