Tutorial Cinema 4D: Usando operações Booleanas para modelagem 3D

As chamadas operações booleanas forma uma das ferramentas mais simples e comuns em termos de modelagem 3d, pois está presente na maioria dos softwares 3d. O uso das operações booleanas faz parte de qualquer tipo de curso introdutório para ferramentas 3d, pois com essas ferramentas é possível criar formar relativamente complexas usando apenas primitivas geométricas. Caso você nunca tenha usado esse tipo de opção nos softwares 3d, a ferramenta consiste basicamente em três operações básicas que são a união, subtração e interseção. Por exemplo, ao mover dois objetos bem simples como dois cubos de maneira que os seus volumes façam uma interseção, podemos aplicar uma operação como a união para gerar um novo modelo 3d com base nesse posicionamento.

O funcionamento da ferramenta é sempre guiado pelo posicionamento dos objetos. Como exercício para treinar a manipulação dos softwares 3d, a modelagem com booleans acaba ajudando no domínio das transformações também (mover, girar e escalonar). Se você quiser ter uma boa idéia de como as operações booleanas funcionam no Cinema 4D, o tutorial abaixo mostra um exemplo de como esse tipo de modelagem pode gerar de maneira rápida, objetos compostos relativamente complexos.

No vídeo é possível acompanhar a modelagem de uma cabeça de parafuso, usando apenas primitivas geométricas para a modelagem 3d. Nesse caso, foram usados dois cubos e um cilindro.

Para que a modelagem pudesse gerar a forma desejada, o autor do tutorial precisou usar dois Booleans diferentes, em que o primeiro foi aplicado nos cubos para gerar apenas um objeto. Esse foi um Boolean do tipo união e o segundo foi uma subtração no cilindro da forma resultante. A modelagem acaba sendo bem rápida.

O tutorial mostra um aspecto muito importante do Boolean no Cinema 4D, que se repete na maioria dos softwares 3d. O modelo 3d resultante apresenta topologia completamente bagunçada e que não possibilita a edição futura das arestas. Basta visualizar como é que o modelo 3d é representando, quando o vídeo mostra o resultado da operação em forma de arame. Esse é o motivo que faz o uso dos Booleans, apesar de ser uma grande ajuda para modelos 3d simples, ser evitado ao máximo por artistas 3d mais experientes. No momento em que uma operação booleana é usada em modelos 3d, a edição posterior desse modelo fica bem comprometida.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

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