O 3ds Max é uma das ferramentas 3d com mais plugins e ferramentas auxiliares no mercado, devido a sua popularidade as empresas que trabalham com desenvolvimento de ferramentas para computação gráfica 3d, dedicam muito da sua força de trabalho a criação de plugins. Entre os diversos plugins do 3ds Max existe um especializado em criar efeitos com fumaça e fogo chamado FumeFX, que muito provavelmente você já deve ter visto em produções para TV ou cinema, sendo usado para elaborar efeitos especiais. Como esse tipo de ferramenta é específica para algumas tarefas e o seu custo é alto para artistas independentes, a quantidade de tutoriais e guias sobre esse tipo de software é bem pequena.

Essa semana consegui encontrar um tutorial excelente e bem completo, sobre o uso do FumeFX no 3ds Max para criação de fogo em 3d, com uso de arquivos de vídeo para composição digital. O tutorial está disponível em vídeo e tem mais de uma hora de duração.

AlphaMatte Fumefx Tutorial from Mathew Kelly on Vimeo.

O objetivo do tutorial é criar efeitos com fogo para uma animação capturada por uma câmera, em que uma mão se abre e deve movimentar e simular o efeito como se o objeto estivesse em chamas.

O truque para conseguir isso no 3ds Max é criar um plano direto no software e alinhar a câmera para que a renderização mostre apenas o enquadramento do plano, que tem a animação aplicada como material. Esse é um truque bem antigo no 3ds Max, para conseguir o efeito criado em 3d mesclado com material em vídeo.

Assim como acontece com outras ferramentas auxiliares do 3ds Max, o desafio para conseguir usar esse tipo de ferramenta é saber em quais menus e opções estão os componentes do FumeFX e como eles devem se relacionar. No tutorial o autor explica muito bem a seqüência de ações necessárias para conseguir o efeito de fogo, desde o ajuste da gravidade na cena até a criação dos emissores do FumeFX. Uma parte muito importante do FumeFX é que precisamos determinar uma área em que o efeito deve ser excutado, caso contrário nada funciona.

No final do vídeo ainda podemos acompanhar a aplicação do mesmo efeito a animação de um personagem correndo e que deixa um rastro de fogo.