O Modo 3D foi atualizado pela Luxology nas últimas semanas para a versão 401 que introduziu algumas novidades interessantes, para as pessoas interessadas em trabalhar com a ferramenta para modelagem 3d. O software é muito famoso pelas suas opções avançadas de modelagem por subdivisão, que ficaram ainda mais impressionantes nessa atualização. Caso você queira acompanhar algumas das novidades introduzidas no Modo 401, uma palestra sobre a ferramenta foi gravada em vídeo e disponibilizada no Vimeo. O vídeo mostra alguns exemplos práticos das novas ferramentas, aplicados em projetos reais.

O vídeo está disponível em alta definição e o seu tempo total é de quase uma hora.

modo 401 demonstration by Andy Brown from Brad Peebler on Vimeo.

A primeira demonstração de ferramenta para modelagem no vídeo já vale o tutorial. O autor do tutorial já começa demonstrando o funcionamento dos chamados constraints de modelagem 3d, que funcionam de maneira muito semelhante ao que foi lançado no AutoCAD para ajudar no desenho 2d. A ferramenta funciona com a configuração de regras e restrições para a modelagem 3d. Por exemplo, podemos determinar que os modelos 3d são criados apenas sobre uma determinada superfície. Assim, qualquer transformação ou ajuste em objeto 3d pode ficar restrito apenas a superfícies selecionadas.

No vídeo podemos acompanhar essa ferramenta em ação na modelagem de uma chuteira, que é um objeto relativamente difícil de modelar pela natureza curva de todas as suas superfícies. A melhor solução seria usar NURBS para a modelagem, mas essas ferramentas do Modo permitem que usemos modelagem poligonal para esse tipo de objeto.

Com esse tipo de opção para modelagem, o Modo se torna ainda mais atraente para profissionais que trabalham com design de produto, pois ele já apresenta de maneira integrada a modelagem avançada com opções de visualização e animação. Coisa que ferramentas como Rhino 3D não disponibilizam.

A parte de visualização com as opções de pré-renderização usando OpenGL são fantásticos. Repare que ao longo do vídeo o autor usa uma janela auxiliar para mostrar vários dos efeitos e transformações, praticamente em tempo real. Aquilo é a placa de vídeo renderizando em tempo real.

Depois da modelagem 3d, o destaque fica para as novidades na área de animação 3d e ferramentas para criação de pêlos e cabelo que não estavam presentes em versões anteriores do Modo. Com a apresentação dessas opções párea animação 3d, o software fica cada vez mais atraente para os profissionais ou estúdios que gostariam de uma opção diferente dos softwares da Autodesk.