Clicky

Tutorial Blender 3D e LuxRender: Criando grama em 3D para arquitetura

Na semana passada publiquei aqui no blog um artigo que comentava sobre a criação de grama realista, para renderização com o YafaRay. A técnica consiste na criação de um sistema de partículas do tipo Hair para simular a emissão de pêlos. Com a opção de usar modelos 3d para representar as partículas, podemos converter as partículas criadas em objetos do tipo Mesh, que podem ser renderizados tanto com o YafaRay como o LuxRender. O tutorial já abordada a renderização com o YafaRay, resolvi testar a técnica com o LuxRender párea verificar o resultado.

Para conseguir criar o mesmo efeito no LuxRender é necessário seguir os mesmos passos descritos no documento indicado no artigo sobre YafaRay:

  1. Crie uma superfície com boa quantidade de subdivisões
  2. Adicione um plano a cena e deforme o objeto para parecer uma folha de grama
  3. Adicione um sistema de partículas do tipo Hair
  4. Determine que as partículas devem ser representados usando um modelo 3d
  5. Indique o nome do modelo como sendo o objeto criado para representar a grama
  6. Configure os parâmetros de emissão da partícula

O modelo 3d usado para as partículas é esse:

blender3d-luxrender-grama-3d-01a.jpg

No meu caso foram necessárias mais de 50000 partículas para conseguir um bom efeito na cobertura de grama. Configure os materiais das partículas e do piso, com verde claro e uma cor bem escura para o piso.

A cena usada para o teste foi essa:

blender3d-luxrender-grama-3d-02.jpg

Repare que o plano que representa a grama está bem povoado de partículas.

O segredo para que o LuxRender possa reconhecer as partículas é acionar no painel Editing e no menu de modificadores do Blender o botão convert. Quando esse botão é pressionado, enquanto as partículas estiverem selecionadas, as mesmas partículas são convertidas em objetos 3d do tipo Mesh. Devo alertar que esse procedimento pode demandar muito processamento do computador, lembre que ao fazer isso você estará adicionando na sua cena 50000 objetos ao mesmo tempo, com vértices e arestas. Pode demorar alguns minutos até que o procedimento seja finalizado.

Ajuste os materiais no LuxBlend para que os mesmos sejam todos do tipo matte e ajuste as opções de renderização. Depois de aguardar alguns minutos, temos uma imagem bem interessante da renderização com a grama. Esse foi o resultado:

blender3d-luxrender-grama-3d-03.jpg

Apesar da demora em conseguir criar a superfície, o efeito final é muito bom. Só lembre-se de deixar para fazer esse tipo de adição em cenas 3d no final do projeto, pois a criação da grama usando partículas e objetos reais pode adicionar quantidade considerável de informação a sua cena e inviabilizar o trabalho de edição do modelo 3d.

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

3 Comentários

  1. Rodrigo Santiago 09/07/2009 em 11:14 am

    Olá Allan,

    eu tenho curiosidade em saber como se faz um bom material com textura alpha, pois acho que cairia como uma luva complementando este seu. Tenho testado bastante o luxrender depois da venda do indigo, mas sinto um pouco de dificuldades ainda com relação aos materiais dele. Teria como você criar um post abordando somente os materiais do lux?

    Tutorial muito bom como sempre. Abraço.

  2. Cleiton 08/06/2010 em 12:51 am

    Olá, Allan Brito!

    Gosto muito do seu blog e aprendo muito com suas dicas e vídeos tutoriais lá no youtube.

    Tentei fazer esta técnica no Blender mas não entendi direito. Você poderia fazer um vídeo tutorial explicando como fazer? Desculpe-me pelo incômodo.

    Desde já agradeço por sua ajuda!

  3. Daniel 16/08/2010 em 10:51 am

    Olá Allan. Gosto muito do seu trabalho.
    Comprei seu livro Manual do Blender, e gostei bastante, aprendi muito com o material.

    Com ao lançamento do Blender 2.5 Beta já há alguma previsão de revisão do livro? Estou aguardando.

    Com relação ao LuxRender.
    Gostaria de saber quais são as limitações do programa.

    Ele suporta o sistema de particles do blender?

    Estou com intenção de começar o projeto de um Filme, e gostaria de saber se ele conseguiria suprir todas as minhas necessidades. Pois não gostaria de ter que mudar de renderizador no meio da produção…

    Desde já agradeço pela atenção.

Deixar Um Comentário