Na semana passada publiquei aqui no blog um artigo que comentava sobre a criação de grama realista, para renderização com o YafaRay. A técnica consiste na criação de um sistema de partículas do tipo Hair para simular a emissão de pêlos. Com a opção de usar modelos 3d para representar as partículas, podemos converter as partículas criadas em objetos do tipo Mesh, que podem ser renderizados tanto com o YafaRay como o LuxRender. O tutorial já abordada a renderização com o YafaRay, resolvi testar a técnica com o LuxRender párea verificar o resultado.

Para conseguir criar o mesmo efeito no LuxRender é necessário seguir os mesmos passos descritos no documento indicado no artigo sobre YafaRay:

  1. Crie uma superfície com boa quantidade de subdivisões
  2. Adicione um plano a cena e deforme o objeto para parecer uma folha de grama
  3. Adicione um sistema de partículas do tipo Hair
  4. Determine que as partículas devem ser representados usando um modelo 3d
  5. Indique o nome do modelo como sendo o objeto criado para representar a grama
  6. Configure os parâmetros de emissão da partícula

O modelo 3d usado para as partículas é esse:

blender3d-luxrender-grama-3d-01a.jpg

No meu caso foram necessárias mais de 50000 partículas para conseguir um bom efeito na cobertura de grama. Configure os materiais das partículas e do piso, com verde claro e uma cor bem escura para o piso.

A cena usada para o teste foi essa:

blender3d-luxrender-grama-3d-02.jpg

Repare que o plano que representa a grama está bem povoado de partículas.

O segredo para que o LuxRender possa reconhecer as partículas é acionar no painel Editing e no menu de modificadores do Blender o botão convert. Quando esse botão é pressionado, enquanto as partículas estiverem selecionadas, as mesmas partículas são convertidas em objetos 3d do tipo Mesh. Devo alertar que esse procedimento pode demandar muito processamento do computador, lembre que ao fazer isso você estará adicionando na sua cena 50000 objetos ao mesmo tempo, com vértices e arestas. Pode demorar alguns minutos até que o procedimento seja finalizado.

Ajuste os materiais no LuxBlend para que os mesmos sejam todos do tipo matte e ajuste as opções de renderização. Depois de aguardar alguns minutos, temos uma imagem bem interessante da renderização com a grama. Esse foi o resultado:

blender3d-luxrender-grama-3d-03.jpg

Apesar da demora em conseguir criar a superfície, o efeito final é muito bom. Só lembre-se de deixar para fazer esse tipo de adição em cenas 3d no final do projeto, pois a criação da grama usando partículas e objetos reais pode adicionar quantidade considerável de informação a sua cena e inviabilizar o trabalho de edição do modelo 3d.