Os recursos de manipulação de objetos 3d no After Effects ajudam muito na criação de vinhetas e animações que mesclem elementos 2d e 3d. Mas, as opções de criação com objetos 3d não apresentam recursos e ferramentas para controlar aspectos relacionados com renderização ou iluminação. O que existe é muito limitado, mas com o uso de um plugin gratuito chamdo Normalizer, podemos adicionar diversas opções de renderização e iluminação que estavam presentes apenas em softwares 3d como o Blender 3d, 3ds Max ou Maya. A melhor parte é que o plugin pode inclusive ser usado em projetos comerciais de maneira totalmente gratuita. O autor do plugin só exige que o seu nome seja citado nos créditos do projeto criado no After Effects.

Para fazer o download do plugin gratuito para o After Effects, visite esse link.

Como esse plugin funciona? A ferramenta funciona com base na manipulação de mapas normais, que são usados em softwares 3d para atribuir relevos na renderização de modelos 3d. Esse mesmo mapa é importado para a composição do After Effects de maneira que é possível adicionar pontos de luz e fazer diversos ajustes na interação do modelo 3d com a composição.

Quer ter uma boa idéia de como funciona cada um dos aspectos do plugin? Os dois vídeos abaixo são uma demonstração do plugin sendo usado para alterar a iluminação de uma estátua. Repare que os efeitos e alterações realizados pelo autor do tutorial são muito semelhantes ao que é trabalhado na maioria dos softwares 3D.

Entre os diversos recursos presentes no plugin que podemos conferir nos vídeos estão:

  • Suporte a configuração de materiais nos objetos com ajustes independentes para reflexões difusa e especular;
  • Opção para controlar aspectos da iluminação com intensidade, cor e também o efeito no sombreamento dos objetos;
  • Possibilidade de usar mapas HDRI para adicionar reflexões realistas e iluminação baseada em imagens nos objetos 3d;
  • Permite editar e modificar a transparência do objeto e alterar o Z-Buffer;
  • Ferramentas para trabalhar com materiais do tipo Toon, para criar imagens e representações estilizadas dos objetos de maneira semelhante a células de animação.

Como você pode perceber o plugin potencializa ainda mais as opções de renderização 3d do After Effects é pode ajudar muito na criação de animações avançadas, mesclando elementos 2d e 3d nas composições produzidas com o software.