Em termos de modelagem intuitiva o SketchUp é sem sombra de dúvida uma das melhores opções para quem tem pouca, ou nenhuma experiência com softwares 3d mais sofisticados. Mas, apesar de oferecer essa enorme facilidade para criar modelos 3d mais geométricos, a maior limitação do SketchUp é a incapacidade de trabalhar com superfícies curvas. Nos softwares 3d que apresentam ferramentas completas de modelagem, o uso de curvas para criar modelos 3d é fundamental para gerar formas mais orgânicas. Esse tipo de modelagem no SketchUp é limitada pelas suas opções que apresentam apenas a possibilidade de adicionar arcos aos modelos.

Mas, isso pode ser contornado com o uso de scripts para o SketchUp que funcionam de maneira bem semelhante ao que acontece com o Blender 3D. Precisamos fazer o download do arquivo do script e posicionar o mesmo na pasta de scripts do SketchUp, que está na mesma pasta em que você fez a instalação do software. Existe um script próprio para o SketchUp que adiciona a opção para trabalhar com curvas Bézier, muito famosas e usadas nos softwares de desenho vetorial como o Corel Draw e Adobe Illustrator.

Para fazer o download do script que habilita o uso de curvas Bézier no SketchUp, visite esse endereço.

Caso você queira aprender um pouco mais desse script, e verificar como é simples usar esse recurso no SketchUp, o vídeo abaixo mostra de maneira rápida como é possível aproveitar essas curvas na modelagem 3D.

Depois que o Script é adicionado a pasta correta, aparecerá no SketchUp uma opção chamada Bezier Curves no menu Draw. Quando acionamos essa opção, o modo de desenho do SketchUp muda para a criação de curvas. O processo de criação das curvas é bem simples e consiste na marcação de alguns pontos na área de desenho. Uma coisa que você deve perceber e tomar cuidado quando for trabalhar com esse tipo de curva, é que a seqüência de criação dos pontos sempre começa com as extremidades da curva. Apenas depois que as extremidades estão criadas é que criamos os respectivos pontos de controle.

No exemplo demonstrado no tutorial, podemos visualizar o resultado do uso desse tipo de ferramenta na criação de maquetes volumétricas para arquitetura. Com as curvas bézier é possível trabalhar com formas mais orgânicas e modernas para seus projetos.