Assim como acontece com a maioria dos softwares 3d, o AutoCAD pode usar vários desenhos e elementos prontos para acelerar o processo de criação de uma prancha técnica. Essas entidades de desenho que usamos para acelerar o design dos projetos são chamadas de bloco, que identifica tanto os desenhos 2d como os 3d até mesmo em ferramentas como o 3ds Max e Blender 3D. Nos softwares 3d não é necessário nenhum tipo de preparação especial para criar esse tipo de bloco, basta salvar o arquivo apenas com o objeto desejado que ele automaticamente já possa ser incorparado em qualquer biblioteca de modelos 3d.

No AutoCAD e na maioria dos softwares de CAD o processo é bem diferente, e precisamos necessariamente converter um elemento desenhado no projeto, para que seja possível aproveitar o mesmo objeto em outros projetos. Para isso existe um comando especial associado a uma ferramenta chamado de Block. Se você, assim como eu, tem interesse em softwares de CAD para usar como possível base de projetos para modelagem, é interessante manter uma boa base de conhecimento, principalmente sobre os blocos.

Como a maioria dos projetos que recebemos para usar de referência na modelagem 3d é composta por grande quantidade de blocos, o conhecimento de como esse tipo de elemento funciona é fundamental. No tutorial abaixo é possível acompanhar a criação de um bloco no AutoCAD 2010, que é relativamente simples em termos de funcionamento, mas requer um pouco de atenção.

Repare no vídeo que o autor precisa preencher diversas opções para conseguir criar um bloco no AutoCAD 2010. Entre as opções que precisam ser preenchidas estão:

  • Nome: Esse é um nome único para o bloco que vai identificar o objeto
  • Ponto de inserção: Todos os blocos precisam ter um ponto de inserção definido, para ser usado junto com comandos de modificação ou mesmo quando
  • Escala: Como o AutoCAD trabalha com base em escalas, é interessante escolher uma escala que represente bem o objeto desenhado. Por exemplo, para elementos que fazem parte de projetos para arquitetura a escala usada geralmente é Meters.
  • Objetos: Aqui é necessário escolher os objetos que devem fazer parte do bloco.

Com esses passos concluídos é possível adicionar novas entidades do bloco no projeto.

Qual a vantagem em usar blocos?

Existem várias vantagens em usar blocos nos projetos desenvolvidos no AutoCAD. Por exemplo, existem comandos como o Divide e Measure que podem distribuir blocos sobre linhas usando espaçamentos definidos. Também é possível controlar as alterações realizadas nos blocos, que são reproduzidas em todas as suas cópias como se fossem instâncias em softwares 3d.