Renderizando vidro colorido no Blender 3D e YafaRay para arquitetura

A renderização de grandes superfícies de vidro em projetos que envolvem visualização para arquitetura é algo perfeitamente comum, principalmente quando o contexto do projeto envolve a representação de ambientes comerciais. Para residências esse tipo de superfície não é tão aproveitado. Como é possível configurar esse tipo de superfície em projetos que usam o Blender 3D e YafaRay? O efeito desejado para esse tipo de representação no projeto é que a luz mude de cor ao passar pelo vidro colorido, o que inevitavelmente vai acabar alterando a iluminação interna do projeto. Esse é um efeito que até pouco tempo atrás era um pouco complicado de conseguir no YafRay, mas com os novos recursos apresentados com a nova versão do renderizador fica relativamente simples de reproduzir.

Para demonstrar a técnica e visualizar melhor o efeito, podemos utilizar a cena abaixo para testar as configurações do vidro:

blender-yafaray-vidro-colorido-renderizacao-01.jpg

A cena em si é simples e demonstra apenas um ambiente interno que na sua parte frontal, voltada para a luz do sol, apresenta uma grande superfície composta por duas partes de vidro e uma área vazada no meio. Essa mesma cena poderia muito bem representar a fachada de uma loja ou área comercial, com a visualização pela parte interna.

Agora, vejamos o resultado da renderização com uma configuração simples para o vidro.

blender-yafaray-vidro-colorido-renderizacao-02.jpg

O vidro influencia a maneira como a luz se espalha pelo ambiente interno, fazendo com que nas laterais da área marcada pela superfície de vidro tenha intensidade diferentes. O próximo passo é alterar a cor do vidro no YafaRay, que pode ser feito com o ajuste no parâmetro Filter Color do material. Nesse caso, a cor foi alterada para uma tonalidade verde bem suave.

Veja o resultado da renderização:

blender-yafaray-vidro-colorido-renderizacao-03.jpg

Para melhorar ainda mais a representação de vidro colorido e as sombras geradas pela passagem da luz pelo vidro colorido, podemos usar dois parâmetros importantes do YafaRay. Na configuração dos materiais, podemos acionar o botão Fake Shadows para o vidro e na configuração do render, acionamos a opção Transparent Shadows. Isso fará com que a cor do vidro seja calculada na projeção das sombras, resultando na imagem abaixo:

blender-yafaray-vidro-colorido-renderizacao-05.jpg

blender-yafaray-vidro-colorido-renderizacao-04.jpg

O resultado é a melhor representação das sombras fica muito melhor definida com esse recurso habilitado, simulando uma representação de sombras geradas com Raytracing. O melhor seria uma opção que usasse soft shadows para suavizar o resultado, mas esse é um resultado bem mais realista que o encontrado anteriormente. Com esse conjunto de recursos é possível criar visualizações muito realistas e de excelente qualidade para ambientes comerciais, usando o Blender e YafaRay.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

11 comentários sobre “Renderizando vidro colorido no Blender 3D e YafaRay para arquitetura”

  1. Allan !! eu reproduzi um senario semelhante ao seu com a mesmas configurações mas o vidro fica como uma lente retorcendo a imagem de fora tipo um redemoinho , muito estranho!! quando ligo o use backgrund fica pior ainda!! e minhas renderizações nao ficam tao lisas como a sua , as minhas sempre sao mais granuladas !! mesmo com bastante AA . abraço!!

  2. ( Cenário ) nao ( Senário ) foi mal o erro de português !!

  3. Exelente trabalho, com de costume 🙂 queria pedir-lhe, se fosse possivel, fazer uma versao em ingles e por no site do yafaray, estamos com falta de tutoriais por la 🙂

    Desculpe a falta de acentuacao, estou com um teclado americano 🙁

  4. Caro Allan, adorei sua explanação quanto aos efeitos de luz sobre vidro.

    Peço uma informação: trabalho em uma vidraçaria e em nossas propostas fazemos desenhos precários (ms word) de itens em vidro tipo Blindex, por exemplo: portas, janelas e box, para que o cliente tenha uma idéia do produto. Qual programa vc indica, especificamente, para esse trabalho e para usuário leigo quanto a ferramentas de desenho?.

    Agradeço a atenção.

    Davi Antonucci

  5. Allan, muito bom!
    realmente você está sendo uma grande ajuda para quen tem difículdades com o BLENDER. NO momento todo o que vier sobre o yafaray está sendo de grande ajuda!

  6. Olá Allan… blz?!
    Cara… eu faço essas paradas do tutorial, mas num quero vidro colorido quero um vidro meio acinzentado ou normal para uma janela… mas cara… ele sai, apesar da luz “sol” está do outro lado do cenário, todo branco como se fosse um monte de luz preza nele ou sei lá…
    brigado aí!
    abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *