O trabalho de um animador 3d exige diversas qualidades e requisitos que nos primeiros projetos, podem literalmente minar as expectativas de qualquer aspirante a cineasta. Essa é uma situação que sempre presencio nas minhas aulas sobre animação 3d, em que os alunos querem finalizar os projetos no menor tempo possível e acabam com movimentos sem vida e personagens com dinâmica sem vida. Para ter uma boa idéia da quantidade de trabalho necessária para dar vida a animações reais, um pequeno trecho que mostra a evolução da composição e movimento dos personagens do último Era do Gelo foi disponibilizado para download.

Esse é o tipo de material que não é adicionado ao DVD como extra para os fãs de animação, portanto é uma oportunidade excelente para matar a curiosidade sobre os aspectos técnicos da produção. O trecho do vídeo mostra o momento em que o Scratch e a sua Scratita, estão ao mesmo tempo dançando e lutando. Para fazer o download do vídeo que tem aproximadamente 60 MB no formato MOV, visite esse link (clique no texto chamado Evolution Reel).

exemplo-animacao-era-gelo-3

O que veremos no vídeo?

O material mostra a evolução da animação durante um período de aproximadamente 33 dias, em que temos os personagens na cena apenas em modo shade, com os movimentos configurados de maneira bem simples e rústica. À medida que os dias se passam, os animadores da Blue Sky fazem ajustes e refinamentos na animação até que os movimentos sejam finalizados e a seqüência final de luta/dança esteja completa.

Como forma de aprendizado para animadores iniciantes, a primeira lição que fica é na verdade uma pergunta. Você estaria disposto a trabalhar durante mais de um mês em apenas um pequeno trecho de animação todos os dias? Conheço algumas pessoas que não agüentam olhar para a mesma imagem no monitor por algumas horas, o que dizer de um mês inteiro.

Depois do décimo dia, fica cada vez mais difícil localizar os pontos em que os animadores fizeram intervenções nos movimentos dos personagens, sendo necessário assistir ao material mais de uma vez para começar a perceber as mudanças sutis de movimento nos dois personagens. Se você gosta de animação, esse é o tipo do material que é interessante guardar!