O mundo dos softwares relacionados com projetos em CAD é dominado por uma sigla chamada BIM, que você deveria conhecer caso seu ramo de atividade seja o de desenho técnico. O BIM designa as técnicas de projeto em CAD que usam informações reais dos objetos, para deixar a fase de planejamento dos projetos ainda mais próxima de quando o objeto projetado estiver criado. Podemos fazer uma analogia entre o método de modelagem BIM e a chamada modelagem paramétrica em que os elementos criados nos softwares 3d possuem propriedades e características próprias dos elementos criados. Por exemplo, uma parede criada usando esse método apresenta características como espessura, revestimento, altura e outros próprios da parede e que não estão mais relacionadas a um sólido geométrico.

Um dos softwares que aproveita esse tipo de tecnologia está recebendo um interessante plugin que pode ser copiado de maneira gratuita no web site da Autodesk. O Revit na sua versão própria para arquitetura ganhou uma ferramenta chamada Solar Radiation preview, que permite visualizar na mesma interface do projeto os efeitos da projeção da luz solar e como isso afeta a eficiência energética do projeto. Isso é extremamente importante para que os arquitetos e engenheiros possam trabalhar em estudos e projetos sustentáveis.

Como funciona esse plugin/extensão? Antes de começar a usar a ferramenta, é necessário visitar esse link para fazer o download gratuito do plugin para o Revit Architecture 2010. Depois que você instalar a ferramenta, uma pequena aba chamada Add-on vai aparecer na interface do plugin, como mostra o vídeo abaixo. O vídeo é uma demonstração produzida pela própria Autodesk para mostrar o funcionamento a ferramenta.

No tutorial é possível acompanhar a configuração da ferramenta para visualizar a insolação de um projeto que envolve diversas edificações, o que é muito interessante para acompanhar a projeção das sombras dos edifícios entre si, o que pode influenciar bastante o consumo energético do conjunto como um todo.

Entre as opções disponíveis no plugin temos:

  • Possibilidade de fazer a localização geográfica do projeto
  • A projeção da sombra pode ser feita para um momento do dia, um intervalo de vários dias ou meses
  • Cálculo da eficiência energética em diversas unidades
  • Projeção dos resultados direto na interface do Revit ou de maneira própria para impressão

Além do vídeo de demonstração, ainda é possível fazer o download de um arquivo PDF com um guia de aproximadamente 7 páginas que ensina de maneira detalhada o funcionamento do plugin. Se você usa o Revit para seus projetos, essa é uma ferramenta obrigatória!