A criação de efeitos especiais em animações 3d criadas usando o 3ds Max não se restringe apenas a utilização de plugins como o FumeFX e o Krakatoa. Claro que com essas ferramentas, podemos conseguir resultados realistas de maneira mais rápida e com menos necessidade de pós-produção. Os artistas 3d que usam apenas as ferramentas nativas do 3ds Max também podem obter bons resultados em animações que precisam de efeitos especiais. Nas minhas aulas acabo usando apenas as ferramentas nativas, pois os plugins são complexos e demandam programas de treinamento que foquem unicamente no seu uso e aplicação.

Mas, como podemos criar animações usando explosões e fogo usando o próprio 3ds Max? Caso você seja usuário do 3ds Max, o vídeo abaixo mostra muito bem as ferramentas e opções usadas no 3ds Max para criar esse tipo de animação.

Para criar as explosões no 3ds Max, usamos um campo de força que faz grande sucesso entre os usuários e artistas iniciantes da ferramenta que é o Bomb. Essa ferramenta funciona assim, primeira adicionamos uma instância do campo de força na Viewport do 3ds Max e com o botão Bind to SpaceWarp podemos fazer a ligação entre um modelo 3d e a bomba em si. Com isso, as configurações e alterações realizadas na bomba refletem diretamente no objeto conectado.

Existem diversas opções e ajustes que podemos fazer na aba de configurações do Bomb, para que animação criada com o campo de força fique mais realista e de acordo com as necessidades de cada projeto. Por exemplo, é possível adicionar rotação aos fragmentos da explosão, movimento aleatório aos fragmentos e muitos outros ajustes.

A criação de efeitos atmosféricos no 3ds Max requer a criação de um objeto chamado Gizmo, que na verdade serve para delimitar a área em que o efeito atmosférico deve acontecer. Isso pode ser feito na área de Helpers do painel de criação do 3ds Max, em que encontramos a área chamada Atmospheric Apparatus. Existem três tipos de Gizmos com volumes semelhantes a esferas, cubos e cilindros. No tutorial o autor usou um Gizmo esférico que é associado a um efeito atmosférico para criar fogo. No painel environment é possível adicionar diversos efeitos nos Gizmos, assim como configurar a aparência e animações realizadas por esses efeitos.

A renderização e manipulação desses efeitos é bem simples e não requer tantos ajustes como os usados pelo FumeFX ou Krakatoa. Para usuários do 3ds Max que não conhecem essas opções, vale assistir ao tutorial para aprender a usar essas ferramentas no 3ds Max.