O YafaRay está ganhando cada vez mais espaço entre os usuários do Blender 3d, pelo conjunto de qualidade e velocidade na renderização que são fundamentais para qualquer ambiente de produção. Com o YafaRay é possível usar opções avançadas de iluminação como Path Tracing e Photon Mapping que permitem criar imagens com excelente qualidade e realismo. Que tal aprender um pouco mais sobre como configurar o Blender 3D e YafaRay para gerar imagens realistas, principalmente para representação de projetos de design para interiores? Nas últimas semanas uma série de tutoriais e imagens foram publicadas em web sites e fóruns, mostrando exemplos do que podemos fazer com o YafaRay e o Blender 3D.

O primeiro exemplo mostra a renderização de uma sala de estar usando como base de configuração o Photon Mapping, que por sinal será usado em todos os outros dois exemplos apresentados nesse artigo. O Autor do projeto publicou o trabalho nos fóruns de usuários do Blender 3D, mostrando o resultado na forma de uma renderização apenas. No que se refere a modelagem 3d, o autor não explica os procedimentos ou dicas de como o modelo 3d foi criado, mas mostra as configurações usadas no YafaRay para chegar nesse resultado. Além da imagem estática, também podemos conferir uma pequena animação usando a cena.

blender3d-yafaray-render-interiores.jpg

O autor da imagem se chama Gabich

O próximo exemplo é a renderização de um escritório, que apresenta texturas e modelos 3d bem trabalhados passando a impressão de superfícies bem gastas e antigas. O autor desse trabalho apresenta diversas renderizações dos blocos 3d usados para compor a cena, mas não demonstra as configurações ou ajustes usados para conseguir o resultado no YafaRay. Mesmo sem essas informações, a cena é um excelente exemplo de como podemos conseguir bons resultados usando blocos em resolução mediana, como é possível perceber pelas imagens no link indicado.

Por último, o mais detalhado dos tutoriais mostra passo a passo como modelar e configurar uma cozinha completa no Blender 3D e YafaRay, usando também a técnica do Photon Mapping. Em termos de informação, esse é o melhor tutorial dos três, por apresentam em diversas imagens os passos necessários para criar a cena e também a configuração dos pontos de luz e o painel de renderização do YafaRay.

Para finalizar os assuntos relacionados ao YafaRay, não deixe de visitar esse link para conferir o terceiro concurso anual de renderização usando YafaRay. O concurso é organizado por membros da equipe que mantém o YafaRay.