Clicky

Tutorial SketchUp e V-Ray: Configurando a iluminação externa para maquetes eletrônicas

A renderização no SketchUp é fundamental para qualquer pessoa que deseje usar a ferramenta como plataforma para modelagem 3d e criação de imagens para visualização de projetos arquitetônicos. As opções de renderização para o SketchUp são um pouco limitadas em termos de opções gratuitas, principalmente quando o Indigo e o Kerkythea se tornaram ferramentas pagas. Entre as opções de renderização proprietárias, as opções mais conhecidas entre os usuários de SketchUp são o Podium e o V-Ray. Se você quiser conhecer mais sobre a configuração do SketchUp e V-Ray, recomendo visitar esse link. Mas, apenas conhecer a configuração básica da ferramenta não é suficiente! Ainda é necessário configurar os aspectos da renderização, como a opção de iluminação pela luz do sol, que é muito importante para ambientes externos.

O tutorial abaixo mostra a configuração de uma cena externa usando o SketchUp e V-Ray, constando apenas um objeto no cenário, que é uma cadeira Panton.

Além da explicação sobre a configuração do cenário, podemos ter uma boa visão de como funciona a distribuição e organização dos menus adicionados pelo V-Ray ao SketchUp. Os artistas que já usaram o V-Ray no 3ds Max devem achar muito familiar a organização das opções de renderização, com opções bem semelhantes.

Para a cena externa as atenções do artista devem estar concentradas na aba Environment, em que podemos encontrar a opção GI Skylight. Lá é que podemos habilitar a iluminação do ambiente simulando a iluminação oriunda do cenário. Caso seja necessário ainda é possível associar uma textura como mapa básico para iluminação do ambiente. Apenas isso já cria uma renderização bem satisfatória em termos de realismo no SketchUp, mas que pode ser melhorada com a adição de opções como texturas e outros elementos para contextualizar melhor a cena.

No final do tutorial ainda é possível acompanhar, mesmo que de maneira rápida o procedimento para alterar a posição e intensidade do sol de modo a influenciar no resultado da renderização.

Os artistas 3d que querem investir na modelagem 3d usando o SketchUp, devem avaliar o investimento no V-Ray como possível solução para renderizar os seus projetos. Como é possível acompanhar pelo resultado do vídeo, o produto final é muito bom.

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

3 Comentários

  1. Arnold 23/07/2009 em 1:22 pm

    O Maxwell Render tem um export bem legal e funciona muito bem mas o vray é bem mais rápido porém com qualidade um pouco menor.

  2. Nestor 07/11/2009 em 5:46 pm

    Olá,
    onde eu posso encontrar manuais sobre v-ray para download?

  3. Juliana 12/11/2009 em 11:56 am

    Neste artigo não tem o link para o tutorial de ” Configurando a iluminação externa para maquetes eletrônicas”, tem apenas o que modela a cadeira Panton. Gostaria de saber como faço pra acessar o tutorial de configuração da iluminação externa?

Deixar Um Comentário