A escolha do hardware para trabalhar com computação gráfica 3d sempre é um dos itens que mais preocupa os iniciantes nessa área quando o assunto é a escolha do computador, principalmente devido as atualizações necessárias no hardware para que alguns softwares sejam executados. Por exemplo, quando é que vale investir em sistemas de 64 bits? Será que o investimento em placas de vídeo que custam mais de 500 reais é interessante? Com as opções de visualização avançada, cada vez mais comuns em sotwares 3d sendo baseadas na GPU, as placas são mais que necessárias.

Quer ver um exemplo de como essas placas podem auxiliar no desempenho até mesmo de desenho em CAD? A Nvidia está divulgando uma nova familia de placas Quadro com foco no uso do AutoCAD 2010 e suas opções de modelagem 3D usando Meshs. O interessante desse exemplo é o infográfico que aparece na página e demonstra o ganho de desempenho na visualização dos projetos em 3D no AutoCAD e até mesmo na atualização do zoom dos projetos. Eu já havia comentado sobre essa placa no meu Twitter alguns dias atrás, mas recomendo a visita a página novamente, mesmo que seja apenas para conferir o infográfico.

Mas, e se você já tiver um computador? Será que uma atualização pode ajudar? Claro que ajuda! Mas, é bom pesquisar a compatibilidade dos acessórios escolhidos para a atualização. Se você não tem muito conhecimento sobre os padrões usados para os diversos dispositivos de hardware do computador, recomendo fazer o download do pôster abaixo, que está em excelente resolução e relaciona a maioria das conexões disponíveis hoje em dia para periféricos.

tabela-tipos-conexao-computacao-grafica.png

O link para download é esse. É uma imagem de 24 MB.

A relação é tão completa que lista inclusive as conexões disponíveis nos computadores da Apple e que só encontramos nesses computadores praticamente. O que você vai aprender com essa tabela? Por exemplo, você saberia identificar uma porta FireWire no seu computador? Esse é um dispositivo muito usado para passar dados de câmeras de vídeo, pois na tabela existem imagens em excelente resolução dos diferentes tipos de porta FireWire.

Além dessas portas existem imagens descrevendo as conexões para processadores, memória e vários outros. Pela resolução da imagem é possível até mesmo imprimir o material e deixar na parede para consultas futuras.