Modelagem 3d com precisão no Blender 3D: Usando o script Lengthen

Na maior parte dos projetos envolvendo modelagem 3d o uso de ferramentas para precisão absoluta na organização do modelo 3d é dispensável. Como o objetivo do projeto de modelagem é atingir a proporção correta do modelo 3d e não as dimensões, é mais interessante conseguir opções para ajustar a topologia do modelo 3d do que as dimensões em si. Mas, isso é aplicável em projetos que envolvem modelagem orgânica e não precisam demonstrar dimensões e relações de proporções geométricas, como é o caso dos projetos de visualização arquitetônica. Nesse caso é muito importante conseguir criar modelos 3d com um mínimo de fidelidade as dimensões dos projetos representados.

O Blender 3D consegue manipular os objetos 3d de maneira satisfatória, mas as opções de controle e modelagem com precisão podem sempre melhorar. Existem diversos scripts em Python que ajudam no trabalho de modelagem e entre eles estão o Script chamado Lenghten. Já faz um bom tempo que escrevi um tutorial sobre o funcionamento desse script aqui no blog, mas ainda assim a ferramenta se mostra indispensável para trabalhos que envolvem o controle absoluto das dimensões.

O que ele faz? O script é bem simples e consegue alterar as distâncias entre dois vértices para qualquer dimensão especificada pelo usuário, sem modificar a orientação dos vértices. Para demonstrar o seu funcionamento, resolvi criar um pequeno vídeo mostrando o script em ação.

Caso você queira fazer o download do script, basta visitar esse link que leva ao fórum de usuários do Blender em inglês, o Blenderartists.

Como você deve ter percebido pelo vídeo, o script ajuda muito no dimensionamento correto de elementos no Blender, principalmente quando objetos estão para ser copiados ou transformados. Por exemplo, ao criar os modelos 3d de uma parede é possível usar os mesmos modelos 3d para diferentes tipologias de paredes que diferem na altura e largura. Sem o uso do script seria necessário usar o Grid ou o menu de propriedades do Blender para conseguir a mesma transformação.

A única coisa que poderia melhorar com o Script é a sua interação com objetos auxiliares como Hooks, o que deixaria o trabalho de modelagem mais rápido. Os Hooks são deformadores que podem alterar a posição de diversos vértices de maneira rápida. Apesar do suporte aos grupos de vértices ajudar também, os Hooks são uma opção extra para interação visual com as modificações.

O script é recomendado para todos os usuários que desejem trabalhar com precisão no Blender 3D!

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

4 comentários sobre “Modelagem 3d com precisão no Blender 3D: Usando o script Lengthen”

  1. Cara perfeito!! Esse script resolve um monte de dificuldades que ainda tinha :):)

    Valeu mesmo!!

  2. Primeiro quero lhe dar parabéns pelo site e pelas dicas e tutoriais, muito do que você disponibilizou eu uso para aprender sobre o Blender e algumas outras ferramentas gráficas. Isso me dá mais vontade de aprender sobre a área.

    Quanto ao link disponibilizado para o script não está disponível, existe outro link para que seja feito o download do arquivo?

  3. Nesse fórum q o Allan postou, o kra tá desenvolvendo e arrumando bugs, entao tnte procurar o último link q o kra postou com o programa, naquela página mesmo, q vai ser a última versao.

  4. Parece que este script deixou de estar disponível para importar. alguém me pode passar este script fantástico?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *