Na maior parte dos projetos envolvendo modelagem 3d o uso de ferramentas para precisão absoluta na organização do modelo 3d é dispensável. Como o objetivo do projeto de modelagem é atingir a proporção correta do modelo 3d e não as dimensões, é mais interessante conseguir opções para ajustar a topologia do modelo 3d do que as dimensões em si. Mas, isso é aplicável em projetos que envolvem modelagem orgânica e não precisam demonstrar dimensões e relações de proporções geométricas, como é o caso dos projetos de visualização arquitetônica. Nesse caso é muito importante conseguir criar modelos 3d com um mínimo de fidelidade as dimensões dos projetos representados.

O Blender 3D consegue manipular os objetos 3d de maneira satisfatória, mas as opções de controle e modelagem com precisão podem sempre melhorar. Existem diversos scripts em Python que ajudam no trabalho de modelagem e entre eles estão o Script chamado Lenghten. Já faz um bom tempo que escrevi um tutorial sobre o funcionamento desse script aqui no blog, mas ainda assim a ferramenta se mostra indispensável para trabalhos que envolvem o controle absoluto das dimensões.

O que ele faz? O script é bem simples e consegue alterar as distâncias entre dois vértices para qualquer dimensão especificada pelo usuário, sem modificar a orientação dos vértices. Para demonstrar o seu funcionamento, resolvi criar um pequeno vídeo mostrando o script em ação.

Caso você queira fazer o download do script, basta visitar esse link que leva ao fórum de usuários do Blender em inglês, o Blenderartists.

Como você deve ter percebido pelo vídeo, o script ajuda muito no dimensionamento correto de elementos no Blender, principalmente quando objetos estão para ser copiados ou transformados. Por exemplo, ao criar os modelos 3d de uma parede é possível usar os mesmos modelos 3d para diferentes tipologias de paredes que diferem na altura e largura. Sem o uso do script seria necessário usar o Grid ou o menu de propriedades do Blender para conseguir a mesma transformação.

A única coisa que poderia melhorar com o Script é a sua interação com objetos auxiliares como Hooks, o que deixaria o trabalho de modelagem mais rápido. Os Hooks são deformadores que podem alterar a posição de diversos vértices de maneira rápida. Apesar do suporte aos grupos de vértices ajudar também, os Hooks são uma opção extra para interação visual com as modificações.

O script é recomendado para todos os usuários que desejem trabalhar com precisão no Blender 3D!