Criando vidro jateado com o YafaRay e Blender 3D para arquitetura

Um dos tipos de vidro mais usados em projetos que envolvem a visualização de projetos para arquitetura é o chamado vidro jateado, que apresenta uma série de pequenos relevos variando de minúsculas superfícies até vidros que apresentam ondulações que impedem parcialmente a visualização de objetos através da superfície transparente. Nos projetos que envolvem a utilização do YafaRay e o Blender 3D para a representação desse tipo de material, podemos conseguir ótimos resultados na simulação desse tipo de vidro, graças a perfeita integração entre as texturas do Blender com o YafaRay.

A técnica para criar esse tipo de vidro é criar um material do tipo Glass no YafaRay e nesse mesmo material associar algum tipo de textura, que altere as normais da superfície ou como alguns artistas conhecem, configurar um mapa de Bump.

Para mostrar o procedimento necessário para configurar um material com esse tipo de vidro, vamos usar uma cena bem simples, mas que apresenta um grande painel de vidro como mostra a imagem abaixo:

blender-3d-yafaray-vidro-jateado-arquitetura-01.jpg

Repare que é um ambiente fechado e para melhorar um pouco mais a iluminação interna do cenário, resolvi fazer algumas pequenas aberturas na parte superior da cena. A primeira coisa a fazer é adicionar um material ao painel de vidro e configurar o mesmo como sendo um material do tipo Glass no YafaRay.

blender-3d-yafaray-vidro-jateado-arquitetura-02.jpg

Essa é a única parte da configuração do material feita no YafaRay, sendo o resto agora executado no painel de materiais do próprio Blender 3D. Adicione uma textura procedural do Blender ao material, escolhendo a textura do tipo Clouds. Esse tipo de textura se configurada de maneira correta, consegue simular pequenos pontos brancos e pretos ideais para esse tipo de simulação. As configurações do material devem ser as seguintes:

  • Noise Size: 0.001
  • Noise Depth: 4
  • Nabla: 4

blender-3d-yafaray-vidro-jateado-arquitetura-03.jpg

Nas configurações dos materiais do Blender, mais precisamente no menu Map To, é necessário desligar o botão Col e acionar o Nor, para que o material afete apenas as normais do material e não tenha influência sobre a cor. Nos valores do Nor escolha algo bem baixo como 0.001 ou 0.002 para conseguir um efeito de vidro jateado.

blender-3d-yafaray-vidro-jateado-arquitetura-04.jpg

Antes de renderizar a cena, ainda é necessário configurar a o método usado para gerar a imagem no YafaRay, que nesse caso é o Photon Mapping com as seguintes configurações.

blender-3d-yafaray-vidro-jateado-arquitetura-05.jpg

Pronto! Para mostrar o resultado da renderização usando o valor do Nor na textura para controlar o nível de deformação do vidro, fiz o ajuste em duas imagens que usam valores de Nor com 0.001 e 0.002 respectivamente.

blender-3d-yafaray-vidro-jateado-arquitetura-06.jpg

blender-3d-yafaray-vidro-jateado-arquitetura-07.jpg

Agora você já pode aplicar esse tipo de configuração nas suas cenas e projetos de visualização arquitetônica, para simular o uso de vidro jateado em projetos. Para conhecer mais configurações de materiais para vidro no YafaRay, recomendo uma visita a esse endereço nos fóruns oficiais do YafaRay.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

9 comentários sobre “Criando vidro jateado com o YafaRay e Blender 3D para arquitetura”

  1. Legal Allan! Consegui! Mas uma pergunta: que versão é esta que estais usando do Yafray? No seu painel Settings do script existem uma série de botões que não aparece aqui no meu.

    Obrigado!

  2. Oi Allan.

    Quando instalado o Blender, já estra incluso o Yafray ou eu tenho que instalar ele também.

    Abraço

  3. Allan… me ajuda por favor cara!
    Eu faço tudo desse jeito mas o vidro continua estranho… é de uma janela e fica como se tivesse refletindo o teto, ou seja, fica da cor do teto e nao transparente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *