O SketchUp é usado para construir e montar modelos volumétricos de projetos para arquitetura com grande facilidade na modelagem de elementos geométricos. Com essa facilidade em termos de manipulação e ferramentas que deixam o trabalho de criar em 3d muito simplificado, a ferramenta acaba sendo a porta de entrada para muitos artistas 3d que gostariam de trabalhar com opções mais sofisticadas como o Maya, 3ds Max e Blender 3D. Uma das opções que poucas pessoas que usam o SketchUp conhecem em termos de aplicação para a visualização de projetos arquitetônicos conhece é a possibilidade de trabalhar com linhas de cota em 3d. Entre todas as fases de desenvolvimento de um projeto para arquitetura, a que eu particularmente não sinto vontade alguma é a de adicionar linhas de cotas aos objetos.

No caso do SketchUp até que as ferramentas disponíveis para a criação de linhas de cota em 3d são bem intuitivas e simples. Em termos comparativos é bem mais simples trabalhar com esse tipo de linha na ferramenta 3d do que em softwares como o AutoCAD. Se você nunca tentou adicionar esse tipo de conteúdo nas suas maquetes eletrônicas criadas com o SketchUp, recomendo tentar! O vídeo abaixo mostra os procedimentos necessários para trabalhar com esse tipo de linha.

Apesar do material ter sido produzido com o SketchUp 7 Pro, a versão gratuita também suporta esse tipo de opção. No final do vídeo ainda podemos acompanhar o procedimento para trabalhar com o Layout, a ferramenta de impressão do SketchUp Pro e a edição de cotas.

Para demonstrar como esse tipo de operação é perfeitamente possível de realizar no SketchUp gratuito, capturei a imagem abaixo de um projeto antigo que estava começando a desenvolver, mas que no final acabou sendo abandonado.

sketchup-tutorial-maquete-eletronica-cota-3d.png

A vantagem em trabalhar com o uso de linhas de cota em 3d é que tanto você como as pessoas que eventualmente possam acompanhar o desenvolvimento do projeto, podem ter uma boa noção da escala e dimensões do projeto. Se você não conseguir localizar a opção para adicionar dimensões, procure no menu Tools por Dimensions. Outro ponto positivo dessa opção é que podemos editar o conteúdo das cotas de maneira bem simples, com apenas um duplo clique no texto é possível adicionar palavras antes ou depois, para deixar o texto ainda mais completo.