O estudo de assuntos e temas como a edição de vídeo ou a composição de elementos digitais e elementos 3d, sempre esbarra em um pequeno problema que é o acesso a vídeos e material próprio para esse fim. Por exemplo, ao estudar softwares como o Photoshop a temática da edição de fotografias é facilmente suprida com uma simples máquina fotográfica e um pouco de imaginação. Mas, quando o assunto é estudar ferramentas como o Adobe Premiere ou Adobe After Effects o acesso a material já produzido com fundo verde ou preparado, para receber tracking de câmera é bem mais complicado.

Mesmo que você parta para uma produção própria, o custo de montar esse tipo de aparato com a iluminação certa e a reserva do espaço acaba deixando a produção ou o estudo inviável. Sempre que posso estou tentando reunir material de apoio para minhas aulas sobre o tema, apesar de fazer um tempo que não ministro aulas sobre After Effects ou Premiere, sempre é bom estar preparado.

É com esse intuito que recomendo o download de alguns vídeos produzidos e disponibilizados por um web site chamado Hollywood Camera Work, que compilaram vários clipes de vídeo em resoluções bem altas como Full HD (1920×1080), com material gravado em Chroma Key e preparado para receber tracking de câmera.

video-chroma-key-adobe-premiere.jpg

O Chroma Key é um tipo de efeito bem conhecido para quem já teve curiosidade de estudar um pouco a área de edição e efeitos para vídeo, e consiste na gravação de uma cena com atores, em que o plano de fundo é totalmente verde com alta saturação ou algumas vezes azul. Nesse caso, podemos usar softwares como o Adobe Premiere, After Effects, Vegas e vários outros para substituir esse fundo verde por outro vídeo ou então alguma imagem que esteja dentro do contexto do projeto. O download dos vídeos preparados para Chroma Key pode ser feito nesse link.

Já o material destinado a câmera tracking, apresenta algumas marcações próprias na imagem para que possamos rastrear o seu movimento na tela, ou então pessoas segurando placas pintadas na mesma cor do Chroma Key. Isso é excelente para criar efeitos em que uma pessoa está segurando um display interativo. Um dos vídeos apresenta um computador com a tela toda pintada com o verde do Chroma, o que nos permite substituir a interface do sistema apresentado na tela por qualquer composição. Os vídeos para câmera track podem ser copiados nesse endereço.

O melhor de tudo é que o download do material é totalmente gratuito! Como as resoluções são bem altas, os vídeos tem tamanho relativamente grande. Mesmo assim, valem cada MB!