Os artistas e profissionais que almejam trabalhar com a visualização de projetos arquitetônicos ou produtos usando softwares como o Blender 3D, passam pelo mesmo tipo de dúvida que os artistas do 3ds Max, Maya e outros. A quantidade de renderizadores externos disponíveis para cada ferramenta é grande, sendo muitas vezes motivo de impasse na finalização de um projeto. Na semana passada um artigo na BlenderNation, mencionou um estudo realizado por um artista chamado Gupta, em que diversas opções de renderização para o Blender 3D foram testadas, comparando qualidade e tempo de render.

O artigo em si pode ser copiado e os resultados ajudam um pouco na escolha de opções como o YafaRay e LuxRender. Qual o melhor entre eles? E o Kerkythea? Sunflow? Todos eles são excelentes renderizadores, mas em minha opinião você deveria se restringir ao uso do LuxRender e YafaRay para seus projetos no Blender 3D.

House View 1

Assim como acontece com as comparações entre ferramentas como o V-Ray e Maxwell Render, que tem propósitos e maneiras de manipular a renderização bem diferentes, o mesmo acontece com o YafaRay e LuxRender com a separação entre renderizadores do tipo biased e unbiased. Qual a diferença?

  • YafaRay – Biased: O renderizador YafaRay é conhecido como biased por usar algoritmos que simulam a maneira com que a luz se comporta no mundo real. Esses truques podem em algumas vezes sacrificar a qualidade e realismo das imagens, em prol da velocidade e eficiência do render. O que podem gerar imagens de maneira mais rápida, mas com um nível de realismo um pouco menor.
  • LuxRender – Unbiased: Aqui temos um renderizador do tipo Unbiased que usa algoritmos que simulam o comportamento real da luz no mundo real. O resultado é um render extremamente realista e com representação de materiais e reflexões fiéis ao que acontece no mundo real também. O problema é que esse realismo exige um alto preço que é o tempo de render mais longo.

Nesse caso a melhor opção é integrar ambas as ferramentas no seu processo de produção, escolhendo cada uma das opções de acordo com as necessidades de cada projeto. Por exemplo, um projeto que exija a criação de imagens internas com alto nível de realismo são adequadas para renderização com o LuxRender. Já os projetos de imagens externas são excelentes para render com o YafaRay, pois o balanço entre qualidade e tempo de render é o melhor nesse tipo de projeto.