Clicky

Como importar modelos 3d do SketchUp para o 3ds Max 2010?

O SketchUp tem papel fundamental na modelagem de projetos destinados a representar arquitetura, pela sua facilidade e também por ser a primeira ferramenta que muitas pessoas interessadas em trabalhar com esse tipo de representação procuram aprender. Sendo assim, qualquer iniciativa de firmar um produto como parte de um fluxo de trabalho envolve a integração com o SketchUp e a sua grande base de usuários e artistas. Pensando nisso, a Autodesk acaba de disponibilizar para os usuários do 3ds Max 2010, que participam do serviço de assinaturas do software, um módulo que permite importar arquivos do SketchUp.

Agora é possível fazer a integração completa entre os projetos criados no SketchUp e o 3ds Max, usando procedimentos e vantagens semelhantes ao que acontece com os projetos criados no AutoCAD e depois apenas renderizados e iluminados no 3ds Max. Se você quiser conferir um vídeo de demonstração desse novo módulo, com a apresentação de um projeto de interiores envolvendo a configuração de luzes e materiais no SketchUp e 3ds Max, visite o endereço indicado no link.

importar-modelos-3d-sketchup-3ds-max-2010.jpg

O mais interessante é que os materiais e texturas já podem ser automaticamente convertidos em materiais do tipo Arch & Design do 3ds Max, próprios para trabalhar com representação de projetos arquitetônicos. Além disso a luz do sol configurada no SketchUp é automaticamente convertida no sistema de iluminação do Mental Ray, simulando a luz do sol também.

Fora a integração do SketchUp com o 3ds Max, quem mais ganha com essa ferramenta são os artistas que já utilizam o 3ds Max, pois será possível usar a gigantesca base de modelos 3d e blocos do Warehouse do SketchUp. Como a maioria dos parâmetros e configurações dos blocos são importados de maneira automática, ficará bem fácil preencher os espaços dos projetos com modelos 3d de alta qualidade produzidos no SketchUp.

Essa será mais uma opção para os profissionais que baseiam a sua produção no SketchUp e gostariam de renderizar seus projetos usando o Mental Ray do 3ds Max. O ponto negativo é que apenas os artistas que participam do programa de assinatura da Autodesk estão com acesso ao módulo, o que pode fazer com que as pessoas e usuários do 3ds Max 2010 há mais tempo, demorem para receber esse tipo de recurso como uma atualização.

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

18 Comentários

  1. Thiago 19/08/2009 em 11:20 pm

    Fora esse pack como deve ser feito da melhor maneira possível.Nem é tão importante a iluminação mas há um formato onde nãao temos tantos problemas?

  2. túlip 26/08/2009 em 1:33 pm

    isso sera extramamente util!!!
    o armazen 3D é gigantesco

  3. Rogério de Lima 22/09/2009 em 1:59 am

    Sobre a integração completa entre os projetos criados no SketchUp e o 3ds Max, quando tento importar o arquivo aparecem todos os formatos menos a opção no formato SketchUp, poderia me dizer o motivo desta falha?
    Grato..

  4. Rogério de Lima 27/09/2009 em 7:39 pm

    Não consigo importar arquivos do SketchUp para o 3ds Max, quando abro a janela para importar e tenho que selecionar o tipo do arquivo, aparecem varias opções menos à do SketchUp.
    Poderia me dizer porque isto esta ocorrendo.
    Grato..

  5. Erick Santos Barreira 02/10/2009 em 3:40 pm

    Oi gostaria de saber se é possivel eu importar um projeto feito no solid works para o 3d max e qual e a extensão que devo usar

  6. Pierro Moreno 06/08/2010 em 2:03 am

    Excelente notícia, utilizo o sketchup a vários anos, ele não é melhor ferramenta de modelagem, mas é rápida prática e sem contar o warehouse. sempre quis renderizar com o 3d max, mas o tempo de render dele é muito demorado, mas a qualidade vale a pena, utilizo hoje para renderizar o artlantis que tem um render rápido, ideal para apresentações sem muita sofisticação. mas gostaria de renderizar meus arquivos do sketch no 3d max trabalhos finais que exigem maior qualidade.

  7. Gabriel 01/09/2010 em 4:12 pm

    Ola Allan,

    Gostaria de saber como exportar para o 3ds max com as texturas, porque eu texturizo no sketchup e exporta como .3ds, mais quando vou abrir fica tudo vermelho, você poderia me responder mandando uma mensagem para meu email?

    Muito obrigado, o blog é muito bom, parabéns!

  8. Tereza 06/11/2010 em 3:16 pm

    Oi Allan,
    Se vc pucer me ajudar ficaria muito grata, importo para o 3dmax e ao tentar renderizar só dá para por uma textura, tipo o objeto fica todo cromado ou todo de madeira, por exemplo. Nâo tem como desagrupa-lo pra aplicar a textura conforme for o bloco?
    Obrigada.

  9. Allan Brito 08/11/2010 em 1:49 pm

    Oi Tereza,

    Você precisa usar materiais com múltiplos ids ou então fazer um Detach das partes, usando o modificador Edit Poly ou Edit Mesh.

  10. […] ao Blog de Ramy Hanna. Mais informações também no Blog de Allan Brito. 3dsmax, 3DSMAX 2010, Dicas e […]

  11. Anderson Roberto 06/01/2011 em 11:11 am

    Minha dúvida é a mesma do Rogerio de Lima “Não consigo importar arquivos do SketchUp para o 3ds Max, quando abro a janela para importar e tenho que selecionar o tipo do arquivo, aparecem varias opções menos à do SketchUp.
    Poderia me dizer porque isto esta ocorrendo”.
    Obrigado

  12. Victor 07/01/2011 em 3:27 pm

    Anderson,

    Na verdade o 3DSMAX ainda não importa arquivos do Sketchup, esse post do Blog do Allan foi justamente para apresentar a primeira ferramenta de importação do arquivo e somente para assinantes do software da AutoDesk, umas das formas que você pode importar é da seguinte maneira:

    Com o modelo 3d já aberto no Sketchup, vá em File>Export>3D Model e na lista “Export Type” escolha (*.3ds).
    Com esse formato poderá importar em qualquer versão do 3DSMAX, porem alguns modelos mais complexos podem sofrer alguns alteração com a exportação do *.skp para o formato 3DSMAX, faça um teste com o seu arquivo.

    Espero ter ajudado!

    Victor
    tokup.com.br

  13. Raphael 16/03/2011 em 7:08 pm

    Muito bom, mas eu uso Vray no 3D Max…

    Só funciona com o Mental Ray?? Ou Vray tb serve??

    Abs!!

  14. mauro batista 10/04/2011 em 5:47 pm

    como fazer o daulod do Como importar modelos 3d do SketchUp para o 3ds Max 2010?

  15. Silvia Carravetta 17/06/2011 em 10:42 pm

    Olá, tem como importar para o 3d s Max um arquivo do Auto Cad com as texturas? é possível?
    Obrigada :))

  16. fabio 29/11/2011 em 7:10 pm

    Sobre a integração completa entre os projetos criados no SketchUp e o 3ds Max, quando tento importar o arquivo aparecem todos os formatos menos a opção no formato SketchUp, poderia me dizer o motivo desta falha?
    Grato..

  17. Ana Clara 02/02/2012 em 2:41 pm

    Você poderia me responder se tem como no scketchup 7, exportar os arquivos para o 3d studio?

    Desde já agradeço,
    Ana Clara

  18. Nathalia 03/04/2015 em 10:11 pm

    Muito bom, mas eu uso Vray no 3D Max…
    Só funciona com o Mental Ray?? Ou Vray tb serve??
    Abs!!

Deixar Um Comentário