Uma das coisas mais legais em relação a forma com que o conteúdo relacionado ao Blender 3D é produzido pela Fundação e Instituto Blender, é o compartilhamento e possibilidade de aproveitar esse material para produzir obras derivadas pela licença creative commons. Isso ao mesmo tempo permite que as pessoas interessadas em aprender o Blender possam acessar os conteúdos e DVDs criados pelo instituto, e também financiar o desenvolvimento de mais material com a comercialização dos treinamentos.

Sempre comento para meus alunos e colegas que começam a usar o Blender profissionalmente, que é quase uma obrigação moral comprar um desses DVDs se você usa o Blender 3D profissionalmente. É uma troca perfeitamente justa, pois ao mesmo tempo em que você como artista recebe material de qualidade e produzido por pessoas gabaritadas, ajuda a manter a estrutura de suporte ao Blender 3D. O software é gratuito, mas a manutenção e custos da Fundação continuam lá.

Com o objetivo de divulgar os treinamentos e material de treinamento usando o Blender 3D, a fundação começou a divulgar alguns dos seus títulos mais antigos, como o Mancandy FAQ no Youtube. No canal específico da Fundação Blender é possível encontrar alguns vídeos do Mancandy FAQ e as animações Elephants Dreams e Big Buck Bunny.

Essa é uma amostra do vídeo de abertura do Mancandy FAQ.

Os vídeos desse DVD apresentam as técnicas usadas para conseguir animar e trabalhar com o personagem Mancandy, criado por Bassam Kurdali e que pode ser copiado de maneira gratuita, assim como o DVD.

O lançamento do DVD já perfaz mais de um ano e as ferramentas usadas na produção do vídeo estão um pouco desatualizadas, pois com o Big Buck Bunny o Blender sofreu algumas pequenas melhorias na animação de personagens, mas ainda assim é uma ótima maneira de estudar a ferramenta. Como o treinamento é focado na animação de personagens, é indicado para pessoas interessadas na manipulação e animação de personagens virtuais, e não envolve nada relacionado com modelagem 3d.

Com o tempo, mais treinamentos devem ser adicionados ao canal, mas para ter os DVDs mais recentes e ainda ajudar a fundação Blender, é sempre importante adquirir os mesmos na loja virtual da fundação Blender. E por falar nisso, você já reservou o seu DVD do projeto Durian?