O processo de criação de maquetes eletrônicas e modelos para arquitetura envolve o uso de diversos softwares e ferramentas, que podem muito bem trabalhar em conjunto para gerar os modelos 3d e imagens para os arquitetos e profissionais ligados a visualização de projetos da melhor forma possível. Como já tive oportunidade de acompanhar a maneira como diversas pessoas trabalham, fica complicado afirmar que existe uma maneira certa ou errada de produzir esse tipo de imagem, pois são bem diferentes metodologias de criação. Por exemplo, muita gente gosta de começar os modelos 3d com um projeto 2d no AutoCAD para depois passar para ferramentas como o 3ds Max e fazer a parte da modelagem 3d, configurar luzes e renderizar. Outras pessoas já partem do AutoCAD para o SketchUp e trabalham a renderização em ferramentas como o Maxwell Render.

Também temos as soluções prontas de projeto 2d e render, como o ArchiCAD e o VectorWorks para projetos de arquitetura. Nesse final de semana encontrei uma pequena série com quatro vídeos mostrando uma seqüência de modelagem bem extensa, abordando o uso de três ferramentas diferentes para elaborar um projeto. Os vídeos mostram o design de um projeto em 2d no AutoCAD 2010 que é posteriormente exportado para o Rhino 3D, para a modelagem da maquete com base no desenho 2D e posteriormente a configuração da iluminação usando o 3ds Max e o Mental Ray.

Esses são os vídeos:

Pode parecer um processo de produção um tanto quanto longo, mas o Rhino 3D é um poderoso e flexível modelador em 3d baseado em curvas. A criação de geometria em 3D nele segue procedimentos e técnicas muito semelhantes ao AutoCAD, mas com a liberdade de criação das curvas NURBS. Nesse projeto em particular isso não se justifica, mas é perfeitamente aceitável. Se você nunca visualizou esse tipo de objeto sendo modelado no Rhino 3D, é uma excelente oportunidade para conhecer um pouco mais da ferramenta. A vantagem nesse caso é o uso de ferramentas avançadas de modelagem, com a possibilidade de usar precisão absoluta nos elementos 3D.

Caso o seu interesse seja na configuração da iluminação, aproveite o último vídeo que mostra a configuração rápida da iluminação para um projeto desenvolvido no 3ds Max usando Mental Ray. A parte de desenho 2d no AutoCAD 2010 é simples, mas ainda assim interessante para os que não tem contato com desenho técnico.