A criação de uma maquete eletrônica para arquitetura envolve a elaboração do modelo em si para representar a edificação ou espaço, mas também requer o uso de diversos elementos para ambientar o cenário 3d. A ambientação do cenário é até mais importante que o render realista da imagem, pois pode mostrar coisas como a escala e organização desejada para o ambiente. Mas minhas aulas sobre modelagem 3d para arquitetura, sempre recomendo que meus alunos tomem cuidado com a configuração das luzes e materiais dos objetos e com a distribuição dos objetos no cenário. Uma imagem que representa um ambiente interno só fica completa, quando adicionamos e distribuímos pequenos objetos na cena.

A pior parte dessa tarefa é a distribuição de objetos com tamanhos e orientações diferentes no cenário. Por exemplo, na modelagem de uma edificação que deve ter a sua área externa representada. O posicionamento de elementos como vegetação nos arredores envolve o ajuste de escala e rotação dos elementos, para que os objetos não fiquem todos com a aparência de serem clones.

Com o SketchUp é possível usar alguns plugins e ferramentas adicionais para ajudar nessa tarefa cansativa e tediosa. Existe um plugin para o SketchUp chamado de Scale and Rotate Multiple que ajuda na distribuição de objetos. Na verdade, ele não faz a distribuição em si, mas ajuda na edição de diversos objetos ao mesmo tempo de maneira que esses elementos pareçam diferentes em inclinação e escala. Veja esse exemplo em que o plugin foi usando para alterar o tamanho de modelos 3d representando árvores estilizadas.

tutorial-distribuindo-objectos-maquete-sketchup-01.jpg

O funcionamento do plugin é bem simples, mas antes de usar a ferramenta é necessário fazer o download do Scale and Rotate Multiple para SketchUp 7 nesse endereço. É um fórum de usuários para SketchUp, para fazer o download é necessário se registrar no fórum.

Copie o arquivo para a pasta de plugins do SketchUp e um novo menu chamado plugins vai aparecer na sua interface.

tutorial-distribuindo-objectos-maquete-sketchup-02.png

Lá encontramos a opção de acesso ao plugin. A interface é bem simples e apresenta duas opções básicas para esse ferramenta que é aplicar as transformações da mesma maneira em todos com o a opção terminando com Same, ou então aleatoriamente com o Random.

O painel de configuração para a alteração aleatória permite ajustar a referência da transformação, assim como escolher valores máximos e mínimos para a escala e rotação. A escale é representada por um fator em que o número 1 significa 100% da escala.

tutorial-distribuindo-objectos-maquete-sketchup-03.png

Já na transformação uniforme é possível trabalhar com a mesma transformação de escala e rotação aplicada em múltiplos objetos.

tutorial-distribuindo-objectos-maquete-sketchup-04.png

Esse plugin é excelente para ajustar e configurar modelos de vegetação ou outros blocos espalhados por um cenário 3d.