Tutorial SketchUp: Distribuindo objetos de maneira aleatória na maquete eletrônica

A criação de uma maquete eletrônica para arquitetura envolve a elaboração do modelo em si para representar a edificação ou espaço, mas também requer o uso de diversos elementos para ambientar o cenário 3d. A ambientação do cenário é até mais importante que o render realista da imagem, pois pode mostrar coisas como a escala e organização desejada para o ambiente. Mas minhas aulas sobre modelagem 3d para arquitetura, sempre recomendo que meus alunos tomem cuidado com a configuração das luzes e materiais dos objetos e com a distribuição dos objetos no cenário. Uma imagem que representa um ambiente interno só fica completa, quando adicionamos e distribuímos pequenos objetos na cena.

A pior parte dessa tarefa é a distribuição de objetos com tamanhos e orientações diferentes no cenário. Por exemplo, na modelagem de uma edificação que deve ter a sua área externa representada. O posicionamento de elementos como vegetação nos arredores envolve o ajuste de escala e rotação dos elementos, para que os objetos não fiquem todos com a aparência de serem clones.

Com o SketchUp é possível usar alguns plugins e ferramentas adicionais para ajudar nessa tarefa cansativa e tediosa. Existe um plugin para o SketchUp chamado de Scale and Rotate Multiple que ajuda na distribuição de objetos. Na verdade, ele não faz a distribuição em si, mas ajuda na edição de diversos objetos ao mesmo tempo de maneira que esses elementos pareçam diferentes em inclinação e escala. Veja esse exemplo em que o plugin foi usando para alterar o tamanho de modelos 3d representando árvores estilizadas.

tutorial-distribuindo-objectos-maquete-sketchup-01.jpg

O funcionamento do plugin é bem simples, mas antes de usar a ferramenta é necessário fazer o download do Scale and Rotate Multiple para SketchUp 7 nesse endereço. É um fórum de usuários para SketchUp, para fazer o download é necessário se registrar no fórum.

Copie o arquivo para a pasta de plugins do SketchUp e um novo menu chamado plugins vai aparecer na sua interface.

tutorial-distribuindo-objectos-maquete-sketchup-02.png

Lá encontramos a opção de acesso ao plugin. A interface é bem simples e apresenta duas opções básicas para esse ferramenta que é aplicar as transformações da mesma maneira em todos com o a opção terminando com Same, ou então aleatoriamente com o Random.

O painel de configuração para a alteração aleatória permite ajustar a referência da transformação, assim como escolher valores máximos e mínimos para a escala e rotação. A escale é representada por um fator em que o número 1 significa 100% da escala.

tutorial-distribuindo-objectos-maquete-sketchup-03.png

Já na transformação uniforme é possível trabalhar com a mesma transformação de escala e rotação aplicada em múltiplos objetos.

tutorial-distribuindo-objectos-maquete-sketchup-04.png

Esse plugin é excelente para ajustar e configurar modelos de vegetação ou outros blocos espalhados por um cenário 3d.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

3 comentários sobre “Tutorial SketchUp: Distribuindo objetos de maneira aleatória na maquete eletrônica”

  1. Olá Allan, tudo bem?

    Tenho um problema e acho que você pode resolver.
    Eu uso o SketchUp 6. Gostaria de usar a versão 7 mas ainda não encontrei o Vray para sktchup 7. Se existir, onde posso encontrar? Se não, será que existe o plugin Scale and Rotate Multiple para SketcUp 6?

    Cara se vc puder me ajudar, ficarei muito agradecido.

    Sou novo no sketchup, mas estou aprendendo muito com seus tutoriais. Valeu e aguardo resposta….

    Obrigado,
    Renato M.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *