Clicky

Renderização para interiores com o LuxRender RC5

No início desse mês foi lançada a quinta versão de testes do LuxRender 0.6 que trouxe alguns avanços em relação ao que oferecia o RC4. Uma dessas novidades que está listada na página que comenta sobre o lançamento foi o melhor desempenho do render. A promessa é que os bugs e problemas do renderizador estavam corrigidos na sua grande maioria, o que resultaria em imagens com mais qualidade em menos tempo. Como você deve saber, o LuxRender é um render tipo tipo Unbiased que gera as imagens por refinamento progressivo, o que demanda longos períodos de tempo para gerar imagens limpas e sem granulação, em troca de iluminação baseada em física real.

Para comprovar a melhoria na velocidade do render, resolvi fazer uma pequena comparação entre o LuxRender 0.6 RC4 e RC5 usando os mesmos parâmetros para uma única cena. O objetivo é fazer apenas uma simples comparação e não um estudo científico. Por isso, os parâmetros do teste foram os seguintes:

  • Render com tamanho de 400×300
  • Tempo de render: 30 minutos

Claro que para fazer o teste usei o mesmo computador, sem nenhum software adicional funcionando. A cena usada para o teste é a do solário, que usei várias vezes para demonstrar recursos do Indigo. Todos os materiais e ajustes da cena foram adaptados para o LuxRender.

render-interiores-blender-luxrender-01.png

O primeiro resultado foi obtido com a versão RC4:

render-interiores-blender-luxrender-02.png

Agora com o RC5:

render-interiores-blender-luxrender-03.png

Por mais incrível que pareça a impressão que tive nas imagens é que o render no RC4 teve um melhor resultado, com um pouco menos de granulação. Para ter uma boa idéia disso, basta prestar atenção na parede branca na parte direita da imagem.

Como explicar isso? No período de tempo em que o teste foi realizado, isso é explicado pela quantidade de samples por segundo usados no refinamento da imagem. Na parte inferior da interface isso fica disponível no terceiro valor da esquerda para a direita.

render-interiores-blender-luxrender-04.png

Na figura acima podemos visualizar que o RC4 conseguiu manter uma média ligeiramente superior que o RC5.

O que isso prova? Na verdade, para chegar em conclusões mais precisas seria necessário fazer mais testes em ambientes diferentes. Mas, podemos perceber que a velocidade do render não foi melhorada substancialmente. Mesmo assim, ainda prefiro um render um pouco mais lento e com menos problemas.

E você quais as suas impressões sobre o RC5? Ele ficou mais rápido mesmo?

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

5 Comentários

  1. Pablo Assis 29/08/2009 em 9:02 am

    O luxrender é exelente, e eu to usando UBUNTU+BLENDER+LUX 06RC3, a melhora é boa, mas ainda sim tem uns bugs que incomodam, por exemplo é o novo vidro “architectural” que foi implementado… ele trava a renderização devido a um vazamento de memória. mas fora isso, ele evolui rapidamente.

  2. Jorge Kimura 29/08/2009 em 1:39 pm

    muito interessante, eu prefiro um render seguro e mais demorado, afinal renderizar duas vezes a mesma cena ia ser uma tortura.
    você podia colocar um teste com o indigo junto a titulo de curiosidade.

  3. Rodrigo Santiago 31/08/2009 em 11:45 am

    Interessante, eu senti uma leve melhoria no desempenho sim. O que realmente tá me deixando chateado é o fato do luxblend não estar mostrando o preview quando aperto o botão, as vezes atualiza as vezes não… tá um saco. E também estou testando o render em rede porém quando mando renderizar uma cena simples sem textura, funciona normal, mas quando é uma cena com textura, ele dá um erro interno no terminal, só nos pcs conectados, como o que postaram lá no fórum oficial ( http://www.luxrender.net/forum/viewtopic.php?f=16&t=2684&p=22922#p22922 )
    se alguém souber o que pode ser… preciso muito resolver esse problema. Fora isso estou gostando bastante. Um trabalho que já fiz com ele:
    http://www.digmedia.com.br/arq_foruns/Dormitorio%20Classico.png

    Abraço

  4. Thiago Kolb 01/09/2009 em 12:24 pm

    Allan você vai coloca curso do LuxRender la no CCGD????

    flw

  5. Gutemberg 03/09/2009 em 6:59 am

    allan, minhas impressões sobre o RC5 é q o mais rápido é q nos meus testes o mais rápido é o RC3!! porém ele dava uns muitos problemas, já o RC5 é realmente preferível por ser mais estável

    com ele finalmente consegui terminar uma cozinha q até ja tinha desistido com o RC3

Deixar Um Comentário