No início desse mês foi lançada a quinta versão de testes do LuxRender 0.6 que trouxe alguns avanços em relação ao que oferecia o RC4. Uma dessas novidades que está listada na página que comenta sobre o lançamento foi o melhor desempenho do render. A promessa é que os bugs e problemas do renderizador estavam corrigidos na sua grande maioria, o que resultaria em imagens com mais qualidade em menos tempo. Como você deve saber, o LuxRender é um render tipo tipo Unbiased que gera as imagens por refinamento progressivo, o que demanda longos períodos de tempo para gerar imagens limpas e sem granulação, em troca de iluminação baseada em física real.

Para comprovar a melhoria na velocidade do render, resolvi fazer uma pequena comparação entre o LuxRender 0.6 RC4 e RC5 usando os mesmos parâmetros para uma única cena. O objetivo é fazer apenas uma simples comparação e não um estudo científico. Por isso, os parâmetros do teste foram os seguintes:

  • Render com tamanho de 400×300
  • Tempo de render: 30 minutos

Claro que para fazer o teste usei o mesmo computador, sem nenhum software adicional funcionando. A cena usada para o teste é a do solário, que usei várias vezes para demonstrar recursos do Indigo. Todos os materiais e ajustes da cena foram adaptados para o LuxRender.

render-interiores-blender-luxrender-01.png

O primeiro resultado foi obtido com a versão RC4:

render-interiores-blender-luxrender-02.png

Agora com o RC5:

render-interiores-blender-luxrender-03.png

Por mais incrível que pareça a impressão que tive nas imagens é que o render no RC4 teve um melhor resultado, com um pouco menos de granulação. Para ter uma boa idéia disso, basta prestar atenção na parede branca na parte direita da imagem.

Como explicar isso? No período de tempo em que o teste foi realizado, isso é explicado pela quantidade de samples por segundo usados no refinamento da imagem. Na parte inferior da interface isso fica disponível no terceiro valor da esquerda para a direita.

render-interiores-blender-luxrender-04.png

Na figura acima podemos visualizar que o RC4 conseguiu manter uma média ligeiramente superior que o RC5.

O que isso prova? Na verdade, para chegar em conclusões mais precisas seria necessário fazer mais testes em ambientes diferentes. Mas, podemos perceber que a velocidade do render não foi melhorada substancialmente. Mesmo assim, ainda prefiro um render um pouco mais lento e com menos problemas.

E você quais as suas impressões sobre o RC5? Ele ficou mais rápido mesmo?