No processo de criação de imagens e modelos 3d com o objetivo de representar projetos arquitetônicos, podemos começar esses modelos 3d de várias maneiras. Mas, entre os arquitetos e artistas 3d o mais comum é usar um arquivo DWG ou DXF para usar como referência para a modelagem. Assim como em projetos de design voltado para personagens ou animação, em que o artista 3d segue a arte conceitual criada por pessoas especializadas, os modeladores 3d para arquitetura seguem os desenhos técnicos quando esses estão disponíveis. Para que isso seja possível os softwares de modelagem 3d precisam suportar os arquivos DWG ou DXF criados por ferramentas de CAD como o AutoCAD, ArchiCAD ou VectorWorks.

Entre os diversos softwares que oferecem suporte ao uso de arquivos DWG e DXF está o SketchUp do Google, inclusive na sua versão gratuita que é usada por muitos arquitetos e estudantes. Esse tipo de recurso é fundamental para muitos profissionais e artistas, pois permite acelerar o processo de modelagem com a comparação e ajuste de medidas usando apenas o desenho em CAD. Mas, segundo um anuncio feito pela equipe de desenvolvimento do SketchUp no blog oficial da ferramenta, isso pode mudar nas próximas atualizações do SketchUp.

SketchUp

Segundo o texto, a manutenção desse tipo de suporte no SketchUp é muito dispendiosa e está custando muito esforço da equipe para manter uma versão gratuita que consiga trabalhar com diversos formatos de arquivos. Por isso, a equipe está se concentrando no formato COLLADA como a base para integração da versão gratuita do SketchUp com outros softwares. O problema é que as ferramentas de CAD não trabalham com esse formato, o que pode prejudicar muito as pessoas dependentes ou acostumadas com o uso de arquivos DWG ou DXF para elaborar seus modelos 3d.

Um aspecto interessante sobre o anuncio é que a versão paga do SketchUp deve manter o suporte aos arquivos DWG e DXF, que deve se unir a outras vantagens como a exportação de modelos para o formato 3DS. Nos comentários do próprio artigo no blog do SketchUp já é possível acompanhar o descontentamento em relação a essa decisão da equipe, que deve fazer com que muitas pessoas simplesmente não atualizem o SketchUp para versões mais recentes da opção gratuita.

Outro local em que a discussão está bem acalorada é nos fóruns de usuários do SketchUp como o SketchUcation. Se você é usuário do Sketchup gratuito, deve se preparar para esse tipo de mudança no futuro.