A revista BlenderArt ganhou mais uma edição nesse final de semana que quase passou batida, mas depois de conseguir me atualizar em relação as notícias sobre o Blender 3D estou comentando sobre esse novo número. A revista aproveitou o tema do projeto Durian para comentar nesse seu número o tema Épicos de fantasia, que está em sintonia perfeita com o que se pretende fazer em relação ao projeto Durian. Esse número da revista está um pouco mais curto que o normal, mas ainda assim apresenta vários artigos e tutoriais interessantes sobre o tema. Para quem ainda não conhece a BlenderArt, ela é uma revista gratuita editada por um grupo de artistas e entusiastas do Blender 3D.

Cada número da revista apresenta um tema em particular para o qual todos os tutoriais e textos convergem. Nessa edição 23 o tema é Fantasia Épica, como já comentei. Sempre que um número da revista é lançado, acabo fazendo um pequeno resumo sobre os principais temas abordados e os destaques da edição.

blenderart-revista-gratuita-download-23.jpg

Nesse número temos uma grande quantidade de artigos mostrando o processo de criação de diversas cenas e projetos envolvendo o tema Fantasia Épica, e apenas um tutorial. Pelo menos foi isso que consegui identificar.

Aqui está um resumo do conteúdo:

  • Criando um modelo de um castelo medieval estilizado
  • Criando a criatura “Cabeça e pés”, no qual a parte da cabeça do personagem já se une aos pés formando um tipo de monstro
  • Análise do livro Foundation Blender Composition
  • Criando a animação “Little Ninja”

O conteúdo desse número está um pouco mais curto com a revista apresentando material de consulta até a página 25 apenas. Depois temos diversas imagens de material produzido com o Blender 3D e selecionado para aparecer na galeria da revista.

Um aspecto interessante de todas as revistas BlenderArt é que o conteúdo sobre é abordado com uma grande quantidade de explicações técnicas, que podem ser úteis para artistas e usuários de outras ferramentas 3D também. Sendo a revista gratuita, a consulta ao material é uma excelente dica para pessoas interessadas em aumentar a sua base de conhecimento em computação gráfica 3D. Se você é usuário do Blender 3D não é preciso dizer que o download é mais que recomendado.