Assim como aconteceu com a revista BlenderArt que ganhou uma nova edição nesse final de semana, a revista gratuita sobre computação gráfica 3d e artes, chamada de RenderOut! ganhou também uma nova edição ontem. Essa é uma revista com um foco ligeiramente diferente em relação a abordagem dos softwares usados em seus artigos. Como não existe uma restrição ou foco em apenas uma ferramenta apenas, podemos encontrar os mais diversos artigos sobre 3ds Max, Maya, Softimage, ZBrush e muitos outros. Além dos artigos sobre softwares como os citados acima, também encontramos entrevistas e tutorials sobre assuntos relacionados a arte em geral. A revista RenderOut! é totalmente gratuita e pode ser copiada nesse endereço.

O material apresenta um apelo interessante para as pessoas que não gostam de consultar tutoriais e dicas em inglês, pois está todo escrito e organizado em espanhol. Isso facilita muito a leitura para quem não tem intimidade com o inglês.

revista-renderout-11-computacao-grafica-3d.jpg

Como é costume em relação as revistas gratuitas indicadas aqui no blog, essa é uma lista com os principais artigos e tutoriais apresentados nessa edição:

  • Criando o personagem Fanático no Modo 3D, 3ds Max e Photoshop
  • Criando a cena Le Patisserie com o 3ds Max e V-Ray
  • Artigo sobre George Mélies
  • Criando os personagens da série Exterminador do Futuro
  • Criando o personagem Evil Gremlin no 3ds Maz, ZBrush e V-Ray
  • Criando uma escultura no ZBrush
  • Criando a cena “Rally” no 3ds Max e V-Ray
  • Entrevista com o artista Daniel P. Ferreira
  • Criando uma caricatura no Maya

A lista de artigos nessa revista é dominada por material produzido com o 3ds Max e V-Ray para os mais diversos fins. Entre os artigos que posso destacar, está o que mostra o processo de criação da cena chamada Le Patisserie, em que é possível aproveitar os conceitos apresentados em projetos de cenários virtuais ou visualização de projetos arquitetônicos. Em termos de apresentação, esse é o artigo mais completo da revista.

Ainda podemos encontrar dois textos bem interessantes, falando sobre o passado e presente dos efeitos especiais no cinema. O primeiro mostra um dos pioneiros nessa área que é o George Mélies, e outro apresenta uma entrevista com Daniel P. Ferreira, que trabalhou nos efeitos de filmes como Homem-Aranha 3 e outros.