Tutorial SketchUp: Modelagem de terrenos usando curvas de nível

A modelagem de projetos e cenários é abordada em vários tutoriais que na maioria das vezes apenas mostram como criar as edificações que fazem parte do projeto. Esse é um passo fundamental para qualquer projeto, mas a criação de outro elemento importante nesse tipo de projeto é freqüentemente negligenciada, que é a modelagem dos terrenos. A criação de terrenos em 3d envolve o uso de um elemento comum na topografia que são as curvas de nível, fundamentais para determinar as inclinações e posições no espaço de um terreno. Um projeto que mostra uma edificação nuca está completo se não mostrar como as curvas se comportam.

Existem diversas técnicas e ferramentas para criar esse tipo de geometria, sendo que alguns softwares como o 3ds Max disponibilizam ferramentas chamadas Terrain, especializadas em produzir esse tipo de superfície. No SketchUp o processo de criação dos terrenos é extremamente simples de realizar e pode funcionar muito bem como exercício, para a criação de terrenos com topografia mais complexa.

O tutorial abaixo é um excelente exemplo de como um terreno pode ser criado, com base em curvas de nível bem simples.

No tutorial o autor cria uma base que será usada para desenhar as curvas de nível sobre uma forma semelhante a um cubo achatado. No SketchUp a criação e desenho das curvas é extremamente simples, precisando apenas de uma das ferramentas de desenho como o lápis para que o artista possa delimitar na sua superfície os contornos. Depois que as curvas estiverem marcadas e os contornos definidos, basta acionar o Push/Pull do Sketchup para definir as cotas de cada curva.

A última parte do tutorial ainda mostra a criação e posicionamento de algumas edificações simples sobre a plataforma do terreno. Em outras ferramentas 3d é necessário trabalhar com opções que conectam Splines entre si para criar a superfície do terreno, o que não é necessário no SketchUp.

Se você quiser tentar usar a opção do 3ds Max, a ferramenta para criar terrenos está localizada no painel de criação na área Geometry e no sub menu Compound Objects. Mas, nesse caso será necessário criar algumas splines para definir as curvas de nível do terreno antes de usar a ferramenta.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

Um comentário sobre “Tutorial SketchUp: Modelagem de terrenos usando curvas de nível”

  1. queria um video q me deixa se um pouco mais dentro do assunto se tiver me mandem por favor!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *