Clicky

Tutorial de Blender 3D para arquitetura: Criando terrenos com curvas de nível

Essa semana indiquei um vídeo aqui no blog comentando sobre as técnicas e ferramentas necessárias para conseguir modelar no SketchUp um terrenos usando curvas de nível. Depois de publicar esse artigo, fiquei pensando em escrever alguma coisa semelhante, mas com o foco direcionado para a modelagem do mesmo tipo de objeto com o Blender 3D. Se você trabalha com modelagem para arquitetura, já deve ter passado pela situação de ter que modelar um terreno no Blender 3D. Qual é a melhor opção para fazer esse tipo de modelo? Existem várias, mas a que oferece o melhor resultado em termos de qualidade visual é o uso de superfícies NURBS. Devo confesar que não uso muito as superfícies NURBS do Blender 3D, mas nesse caso elas são extremamente úteis pela natureza orgânica de um terreno criado com curvas de nível.

A técnica usada para criar o terreno no Blender é muito semelhante ao que usamos para criar elementos com perfis, como corrimões de escadas e outros. O primeiro passo é selecionar uma imagem base das curvas de nível que você pretende usar para criar o terreno. Adicione essa imagem como plano de fundo da 3D View no Blender 3D.

tutorial-modelagem-3d-terreno-blender-01.jpg

Com a imagem posicionada fica fácil criar as superfícies NURBS e ajustar a posição dos objetos sobre as curvas. Você precisa apenas entrar no modo de edição da curvas com a tecla TAB e selecionar cada um dos nós da curva, e mover para alinhar com a imagem. Muito cuidado para não acabar criando um tipo diferente de curva, pois é necessário usar Surfaces para que esse tutorial funcione.

Para que o processo descrito nesse artigo funcione, será necessário usar curvas com o mesmo número de pontos de controle.

tutorial-modelagem-3d-terreno-blender-02.jpg

Isso pode ser feito de maneira simples, basta usar a tecla SHIFT+D para duplicar as linhas e fazer os ajustes. No final é importante deslocar as curvas no eixo Z, para que as mesmas representem os desníveis do terreno.

tutorial-modelagem-3d-terreno-blender-03.jpg

Assim que as curvas estiverem devidamente distribuídas, selecione todas as linhas e pressione e tecla CTRL+J para unir todas em apenas um objeto. Ainda no modo de edição e com todas as linhas selecionadas, pressione a tecla F para criar uma superfície ligando as curvas.

tutorial-modelagem-3d-terreno-blender-04.jpg

O tutorial é muito semelhante a um exemplo bem famoso, usado na documentação do Blender 3D. Mas, como ele não estava direcionado para a modelagem de terrenos usando curvas de nível, acredito que a técnica deve ajudar as pessoas interessadas em reproduzir cenários e ambientes no Blender usando modelagem 3d orgânica.

Vou tentar produzir um vídeo desse procedimento nesse final de semana.

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

7 Comentários

  1. Jason José do Nascimento 05/09/2009 em 2:05 am

    Allan,

    Pretendo trabalhar com representação topográfica com os meus alunos, logo após trabalhar maquetes. Esse artigo sobre curva de nível será de grande utilidade para o preparo da aula.

    Sobre o video do procedimento de modelagem, será que poderia ser disponibilizado para download?

    Obrigado

  2. Milton HUrpia da Rocha 05/09/2009 em 9:45 am

    Boa pedida, mas também é interessante fazer um mapa topográfico no inkscape por exemplo e importar no blender. Ou até baixar um, converter para vetor e levar pro blender.

  3. Milton Hurpia da Rocha 05/09/2009 em 9:54 am

    Putz, nem tão simples assim fazer em vetorial. Para criar as faces eles não controlam tão bem a quantidade de vértices quando um shift D.

  4. Arthur Emmanuel 07/09/2009 em 6:46 pm

    Em relação ao SketchUp, compor terrenos em Blender dessa forma exige muito trabalho manual.

    Para o SketchUp, digamos que temos um terraço em altura, basta selecionar uma das linhas do lado e mover em z que teremos um rampado orgânico.

  5. João 16/09/2009 em 1:18 pm

    Realmente esta tecnica é muito util, porem sempre que elevo as curvas em Z, ao uni-las (CRTL+J) estas retornam ao ponto de origem.

  6. alvaro 16/10/2009 em 8:03 pm

    ola queridos estou iniciando no blender agora ..
    e ainda nao consegui midelar uma cabeça
    de jeito nemhum ..rsrs entao to meio frustrado..
    por acaso vcs nao tem um tutorial raferente a isso
    eu com prei o 3ds.. e fica a duvida qual o mas facil .. 3ds ou blender ..?

  7. Samuel Toledo 24/08/2010 em 9:13 pm

    Olá todos,

    eu montei do mesmo modo do tutorial mas este tipo de objeto não aparece no BGE tem algum mopdo de fazer aparecer?

Deixar Um Comentário