Blender 3D 2.49b e mais demonstrações sobre o B-Mesh no 2.50

O Blender 3D 2.49 ganhou mais uma pequena atualização nos últimos dias, chegando agora na sua versão 2.49b que é a mais recente e com menos problemas. Se você é artista 3d ou profissional que usa a ferramenta, deve gostar da menor quantidade de bugs nessa versão. Para saber mais sobre quais foram os problemas corrigidos nessa versão do Blender, visite esse endereço na página da fundação Blender. Essa deve ser a última atualização do Blender antes do lançamento do muito aguardado 2.50 que deve acontecer no próximo mês, durante a conferência Blender. Pelo menos se os planos do pessoal da fundação não forem atrapalhados por atrasos no desenvolvimento.

Entre os diversos recursos novos do Blender 2.50 estão a interface reformulada que deve agradar a muita gente, pois ficou mais amigável trabalhar com a ferramenta e a personalização de diversas opções, como os atalhos de teclado. A lista de novidades é bem longa e seriam necessários vários artigos para abordar todas com mais profundidade. Mas, dentre todas as novidades previstas para o Blender 2.50 a que está chamando cada vez mais atenção da comunidade de usuários é o amadurecimento do B-Mesh.

Esse é um sistema de modelagem e representação de objetos que pretende flexibilizar e atualizar a maneira com que o Blender representa a manipula objetos. Entre as diversas novidades que esse novo sistema se dispõe está o suporte aos N-Gons que são amados por uns e odiados por outros. Particularmente eu considero positivo o suporte aos N-Gons, mas contanto que eles sejam usados apenas em casos extremamente necessários.

Mas, o que são N-Gons? Esse é o nome que damos para polígonos com mais de quatro lados que não são divididos em quadrados ou triângulos. Hoje o Blender não suporta esse tipo de representação, por isso quando usamos ferramentas de modelagem como o Knife, o modelo pode eventualmente ganhar faces triangulares para conseguir resolver a topologia do objeto apenas usando faces quadradas e triangulares.

Se você quiser testar o Blender 2.50 com o B-Mesh, visite o graphical.org e faça o download de alguma versão de testes com o sistema já implementado. Existem opções de download para windows, linux e mac os x. Caso o seu interesse seja apenas o de visualizar as ferramentas do B-Mesh em ação, o vídeo abaixo mostra bem o funcionamento do sistema:

Blender 2.5: Bmesh preview (tour 1) from Dread Knight on Vimeo.

Para usar as N-Gons é necessário apenas pressionar a tecla X e escolher a opção Dissolve. Agora é só aguardar por novidades e torcer para que o B-Mesh fique estável até o lançamento do novo Blender.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *