O Indigo Render já foi uma das melhores opções em termos de renderizador gratuito para o Blender 3D, pois a sua maneira de trabalhar simula com muita precisão o comportamento físico da luz no mundo real. Essa é a característica principal dos renderizadores classificados como Unibased render engine. Desde que o Indigo mudou a maneira com que as suas licenças são oferecidas para os usuários finais, não me animei muito em usar a ferramenta. Mas, se você é um usuário antigo do Indigo e quer ter a chance de ganhar uma licença para a versão 2.0 do software, um concurso lançado nos fóruns de usuários do renderizador pode ser a sua chance.

O concurso é bem simples e tem como objetivo a criação da imagem mais realista e que mostre o potencial do Indigo como render realista. Os critérios de participação do concurso são bem simples e envolvem a disponibilização da cena vencedora para distribuição junto com o renderizador, e também do uso de todos os elementos do projeto como texturas e blocos de mobiliário. Nas regras do concurso não há absolutamente nenhuma restrição para uso da versão gratuita do render, que pode ser usada da mesma maneira que a paga. Apenas com a restrição do tamanho máximo do render que é de 0.7 Megapixels e uma marca d'água na imagem.

O vencedor leva vários prêmios, entre eles uma licença da versão 2.0. Para saber mais sobre o concurso e as regras, visite esse endereço nos fóruns do Indigo. O prazo se encerra no dia 30 de setembro.

Para os usuários mais antigos do Blendigo, o script que faz a integração entre o Blender 3D e o Indigo, o tutorial abaixo foi produzido pela equipe do renderizador para atualizar os artistas interessados no uso da ferramenta.

Assim como esse vídeo, também estão disponíveis novos arquivos com tutoriais e documentação atualizada sobre o uso do Blender 3D com o Indigo. Uma lista com os novos recursos pode ser encontrada nesse endereço nos fóruns do Blenderartist.org.

Se você for usuário do SketchUp, o Indigo é uma excelente opção de renderizador para maquetes eletrônicas pela existência de uma versão gratuita e também o nível de realismo que pode ser atingido usando o renderizador. Para ter uma idéia de como um render do tipo Unbiased pode melhorar o seu render, basta visitar a galeria de softwares concorrentes como o Maxwell Render ou FryRender. É uma pena que ainda não exista um script para renderizar modelos do SketchUp no LuxRender de maneira direta, para fazer comparações.