Novos tutoriais e concurso sobre renderização com Blender 3D e Indigo Render

O Indigo Render já foi uma das melhores opções em termos de renderizador gratuito para o Blender 3D, pois a sua maneira de trabalhar simula com muita precisão o comportamento físico da luz no mundo real. Essa é a característica principal dos renderizadores classificados como Unibased render engine. Desde que o Indigo mudou a maneira com que as suas licenças são oferecidas para os usuários finais, não me animei muito em usar a ferramenta. Mas, se você é um usuário antigo do Indigo e quer ter a chance de ganhar uma licença para a versão 2.0 do software, um concurso lançado nos fóruns de usuários do renderizador pode ser a sua chance.

O concurso é bem simples e tem como objetivo a criação da imagem mais realista e que mostre o potencial do Indigo como render realista. Os critérios de participação do concurso são bem simples e envolvem a disponibilização da cena vencedora para distribuição junto com o renderizador, e também do uso de todos os elementos do projeto como texturas e blocos de mobiliário. Nas regras do concurso não há absolutamente nenhuma restrição para uso da versão gratuita do render, que pode ser usada da mesma maneira que a paga. Apenas com a restrição do tamanho máximo do render que é de 0.7 Megapixels e uma marca d'água na imagem.

O vencedor leva vários prêmios, entre eles uma licença da versão 2.0. Para saber mais sobre o concurso e as regras, visite esse endereço nos fóruns do Indigo. O prazo se encerra no dia 30 de setembro.

Para os usuários mais antigos do Blendigo, o script que faz a integração entre o Blender 3D e o Indigo, o tutorial abaixo foi produzido pela equipe do renderizador para atualizar os artistas interessados no uso da ferramenta.

Assim como esse vídeo, também estão disponíveis novos arquivos com tutoriais e documentação atualizada sobre o uso do Blender 3D com o Indigo. Uma lista com os novos recursos pode ser encontrada nesse endereço nos fóruns do Blenderartist.org.

Se você for usuário do SketchUp, o Indigo é uma excelente opção de renderizador para maquetes eletrônicas pela existência de uma versão gratuita e também o nível de realismo que pode ser atingido usando o renderizador. Para ter uma idéia de como um render do tipo Unbiased pode melhorar o seu render, basta visitar a galeria de softwares concorrentes como o Maxwell Render ou FryRender. É uma pena que ainda não exista um script para renderizar modelos do SketchUp no LuxRender de maneira direta, para fazer comparações.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *