AutoCAD 2010 em português

Uma boa parcela dos artistas 3d iniciantes procura por softwares e ferramentas traduzidas para o português, com a impressão de que o aprendizado ficará mais fácil. É inegável que o impacto de uma interface totalmente traduzida para o português é muito menor que outra em inglês. Isso acontece com muita frequência em ferramentas como o AutoCAD, que é um dos poucos softwares da Autodesk que apresenta opções de tradução para a língua portuguesa. Mas, antes de começar a investir em softwares traduzidos, você deve fazer uma pesquisa sobre o contexto em que essa ferramenta é usada. Assim como o uso do software com interface traduzida pode ser vantajoso no aprendizado, isso pode ser tudo jogado fora se ao procurar emprego em escritórios, você encontrar apenas versões em inglês.

Já vi isso acontecer, com uma faculdade que montou laboratórios usando apenas softwares em português. Os alunos acharam ótimo, mas ao chegar no mercado de trabalho a maioria só encontrava versões da ferramenta em inglês. Por isso isso, sempre recomendo cautela aos meus alunos no momento de escolher versões em português de softwares como o AutoCAD.

Caso você ainda queira alterar o idioma do seu software, as versões mais atuais do AutoCAD permitem que essa troca seja feita usando pacotes de idiomas disponíveis no web site da Autodesk. Até o AutoCAD 2009, você precisava adquirir o software já compilado para a linguagem escolhida. Por exemplo, ao comprar o AutoCAD 2009 em português, você ficava com aquela versão e não havia opção para alterar o idioma. No AutoCAD 2010 e em várias outras ferramentas da família 2010, agora é possível usar esses pacotes de idiomas. O vídeo abaixo foi publicado pela Autodesk e explica os procedimentos para instalar o pacote de idiomas:

Para ter acesso aos pacotes de idiomas é necessário estar inscrito no serviço de assinaturas da Autodesk.

Passar o AutoCAD 2010 para português pode ser muito tentador para muitas pessoas, mas eu recomendo que você continue usando e estude a versão em inglês mesmo. Até hoje só encontrei três escritórios que tinham o AutoCAD em português instalado. Como até mesmo os comandos mudam de nome, você fica um pouco perdido ao tentar desenhar e modificar desenhos técnicos.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

22 comentários sobre “AutoCAD 2010 em português”

  1. Muito obrigado pela dica, vou manter meu estudos na versão em inglês.

  2. E para quem não estar inscrito no serviço de assinaturas da Autodesk ?

    Existe algum link para baixar diretamente ?

  3. Olá Allan, estou precisando muito do auto cad 2010 em português, pois estou fazendo um curso de desenho técnico mecânico e para conseguir uma oportunidade de emprego em uma grande indústria preciso aprender o auto cad e como não posso pagar o curso, quero aprender com dowloads de cursos gratuitos da internet, mas pra isso preciso ter o programa, agradeço de coração.

  4. Ja falei isso para muita gente também. No Brasil quase todos estão acostumados com o Autocad em ingles, é uma questão de cultura. Aqui na Alemanha só se usa ele em Alemão e foi tão complicado para eu me acostumar quanto uma versão em portugues que usei uma vez. Muito bom saber que a versão 2010 é possivel mudar a lingua.

  5. Olá, isso é bem verdade,
    em certos programas de trabalho , a lingua inglesa é quase como uma norma ISO.
    De nada vale aprender a trabalhar num autocad em port. , quando depois encontramos trabalho num atelier onde só se trabalha em ingles, quase voltamos ao zero.
    E para os mais ambiciosos, que tentam emigrar, o que seria deles…

  6. Olá! Bom Dia!
    Estou querendo estudar e aprender o autocad-portugues, mas estpu desempregado, e não tenho como pagar, e gostaria de trabalhar com ele.
    Grato
    Carlos Severo

  7. Socorro: as barras de ferramentas do meu AutoCAD 2010 (inglês) simplesmente desapareceram. Como faço para exibí-las novamente?

  8. ola amigo , o pessoal esta te perguntando , se você tem o pacote de idiomas em português , você consegue arrumar para nos isso … Grande abraço

  9. allan, poderia conseguir pra mim esssa postila em portugues do auto cad, 2010.. agradeço obirgado entre contato..

  10. Olá allanbrito, fiz a instalação da versão em inglês e depois segui o link “serviço de assinatura da AutoDesk” e simplesmente não funciona, fica aí a dar um monte de voltas e nada. Sabes como me ajudar?

  11. allan meu amigo , boa noite tb e com muita alegria que venho-lhe pede uma ajuda, eu tenho o autocad 2009 e preciso passar ele para portugues… tem como vc mim dar essa ajudar de irmão camarada… e por uma boa causa…. e tem outra to ajuntando ums trocado pra comprar uma videos aulas aicom vc.. blz cara fica na paz.. e que Deus abençôe vc….

  12. instalei o autocad 2011 em portugues, e gostaria de saber:
    Teria como reverter ele para o ingles? e vice e versa por ser um pacote multilingual? ( ou mesmo para o japonês ? )
    Alguem teria todos os comandos do portugues em ingles para poder alterar a linha de comando?
    Agradeço a atenção e parabéns pelos posts, são de muita ajuda e esclarecedores!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *