Desde o início de agosto voltei a ministrar aulas sobre 3ds Max, o que está me dando acesso ao software e também a possibilidade de rever vários dos meus antigos projetos que estou usando como exemplo para os alunos. O curso é destinado a visualização de projetos arquitetônicos, sendo um módulo mais voltado para criação de visualizações externas de projetos, com pouca abordagem em design de interiores. Um dos tópicos da aula foi o uso do sistema de iluminação Daylight do Mental Ray, que é excelente para gerar simulações da luz do sol, mas que pode ser lento e inviabilizar animações. Nas aulas sobre iluminações, abordei várias técnicas para simular iluminação global em ambientes externos nas maquetes, sendo que um deles não é muito conhecido.

Nesse artigo, vou explicar o funcionamento da técnica que tenta simular uma Skylight usando apenas círculos de omnis, funcionando no render Scanline do 3ds Max sem o usar o Mental Ray ou iluminação global. Essa técnica foi explicada por um arquiteto mexicano em um fórum sobre visualização de projetos arquitetônicos. Como já faz mais de 8 anos que vi esse link, fico devendo a fonte.

A técnica é bem simples, e consiste no uso de três anéis com um total de doze pontos de luz em cada um deles. Cada um dos anéis deve apresentar configurações de cor e intensidade específicos para as luzes de maneira a reproduzir o efeito da Skylight. Para começar, vamos conferir a maquete usada para esse tutorial:

3ds-max-tutorial-iluminacao-arquitetura-externa-01.jpg

O primeiro passo é criar três omnis com as seguintes características de cor e intensidade:

3ds-max-tutorial-iluminacao-arquitetura-externa-02.jpg

  • Omni1 – Intensidade: 0,20 Cor: r-158 g-179 b-235
  • Omni2: – Intensidade: 0,08 Cor: r-146 g-113 b-25
  • Omni3: – Intensidade: 0,15 Cor: r-92 g-92 b-92

Quando você verificar as cores pelos códigos do RGB, ficará mais clara a comparação com a Skylight. A luz na parte interior apresenta uma cor mais próxima do cinza, a luz intermediária algo próximo do marrom e a que está no topo é uma luz próxima do azul.

3ds-max-tutorial-iluminacao-arquitetura-externa-03.jpg

O próximo passo é fazer as cópias ao redor de um ponto de referência e criar uma figura semelhante a um cilindro. Para esse tipo de edição você pode usar tanto o Array como a própria cópia do 3ds Max.

3ds-max-tutorial-iluminacao-arquitetura-externa-04.jpg

3ds-max-tutorial-iluminacao-arquitetura-externa-05.jpg

Pronto, podemos adicionar uma luz do tipo Target Direct que representa a luz do sol com as seguintes características:

Target Direct – Intensidade: 0,80 Cor: r-255 g-238 b-201

3ds-max-tutorial-iluminacao-arquitetura-externa-06.jpg

Ao pressionar o render, teremos uma imagem que simula muito bem os efeitos de iluminação gerados pela Skylight.

3ds-max-tutorial-iluminacao-arquitetura-externa-07.jpg

O tempo de render para esse tipo de imagem que usa o render Scanline do 3ds Max, sem nenhum recurso de iluminação global do 3ds Max é extremamente curto, funcionando de maneira perfeita para animações. Claro que isso pode ser reproduzido em outros softwares 3d também, pois o conceito de simulação da luz é o mesmo.

Alguém quer tentar reproduzir o efeito em outros softwares?