O uso de estereoscopia como recurso para incrementar os aplicativos interativos como jogos, está em voga no mercado, assim como acontece com os filmes e projetos de animação que usam tecnologias mais recentes para modos mais sofisticados de estereoscopia. Uma boa parcela dos softwares 3d está ganhando atualizações com câmeras capazes de reproduzir e renderizar material já pronto para visualização com os famigerados óculos 3d. Entre os softwares que já possuem esse tipo de recurso de maneira nativa podemos citar o Maya e o Houdini, sendo que outros como o 3ds Max permitem criar esse tipo de câmera usando scripts.

O Blender 3D também apresenta um script bem interessante que faz a saída de imagens usando estereoscipia, para que os vídeos gerados pelo software possam ter visualizados com óculos também. Até comprei um óculos próprio para escrever e produzir material em 3d para minhas aulas, mas ainda não tive tempo de colocar em prática o script.

Para minha surpresa, depois de usar o build 23161 do Blender 3D 2.50 e fazer alguns testes com a Game Engine, descobri que a nova versão do Blender 3D já disponibiliza de maneira nativa opções para exibir as renderizações em tempo real usando estereoscopia. Para ilustrar de maneira mais eficaz o funcionamento dessa ferramenta, resolvi gravar um vídeo que mostra todo o processo de seleção e configuração do render com estereoscopia no Blender 2.50.

Assim que escolhemos esse tipo de renderização e pressionamos a tecla P, para acionar a Game Engine já é possível visualizar as imagens com a separação em duas cores própria para os óculos.

Esse tipo de recurso deixa a game engine do Blender 3d ainda mais atrativa para realização de projetos que envolvam estereoscopia para renderização em tempo real. Basta conseguir os óculos 3d, para visualizar os jogos com uma excelente sensação de profundidade. Claro que a maior dificuldade nesse tipo de recurso é a compra em si dos óculos. Qualquer projeto que use o recurso, precisará de distribuição em mídia física para que acompanhe os óculos, caso contrário é interessante criar um mecanismo para ligar e desligar a estereoscopia, ou então trabalhar com versões diferentes do aplicativo.

Ainda não tive notícias de nenhum jogo ou aplicativo usando esse recurso, pelo menos dos grandes estúdios. Quem sabe o Blender 3D não começa a popularizar a técnica.

Na semana passada publiquei um artigo falando sobre o funcionamento do sistema de simulações físicas no Blender 2.50, que também ganhou um vídeo para ilustrar melhor o assunto:

Agora é só esperar pelo lançamento do Blender 2.50 e testar essas novas funcionalidades.