Clicky

3ds Max 2009: Script que cria prédios e cidades de maneira automatizada

A criação de qualquer tipo de projeto envolvendo a inserção de edificações em cenários virtuais, geralmente são divididos em duas partes, em que no primeiro momento o artistas 3d dedica os seus esforços na modelagem do projeto em si, para depois compor o cenário. A parte de composição do cenário é uma das fases em que precisamos de muitos blocos e referências para adicionar ao cenário. Em algumas situações podemos até mesmo usar antigos projetos que já estão prontos, para compor uma pequena quadra no plano de fundo do cenário, junto com vegetação e outros obstáculos visuais, podemos criar um bom cenário virtual para nossos projetos.

Mas, já pensou se fosse possível usar ferramentas ou plugins que criem edificações para essa finalidade de maneira totalmente automatizada? Um artista 3d e desenvolvedor chamado Tyson Ibele, publicou de maneira gratuita um script fantástico em MAXScript com essa finalidade. O script se chama Buidling generator e pode ser copiado nesse endereço. O script foi escrito para o 3ds Max 2009, mas segundo relatos de vários usuários do 3ds Max 2010, 9 e até mesmo o 8, a ferramenta pode ser usada sem problemas nessas versões do 3ds max.

Basta fazer o download da ferramenta e executar o script no 3ds Max, para criar as edificações. Como estou com uma versão trial do 3ds Max instalada no computador, resolvi fazer um pequeno vídeo demonstrando o funcionamento da ferramenta.

Como fica evidente pelo vídeo, basta acionar a ferramenta e escolher os parâmetros para os edifícios, para que os elementos comecem a ser criados. Um aspecto interessante do script é que podemos visualizar a montagem dos edifícios, quase como se fosse uma animação. Existem diversos elementos que podem ser personalizados na criação dos prédios como:

  • Sacadas
  • Instalação para ar-condicionado
  • janelas
  • Posição dos edifícios
  • Número de pavimentos

Caso seja necessário criar vários prédios ao mesmo tempo, ainda podemos desenhar uma curva na viewport e escolher a opção Path. O script cria os edifícios e faz a distribuição de maneira automática dos blocos sobre o caminho.

script-maxscript-3ds-max-2009.jpg

O único ponto negativo do plugin é que o aspecto dos edifícios é bem parecido com prédios velhos e desgastados pelo tempo, até mesmo um pouco bagunçados. Para cenários de jogos ou projetos que apenas precisam compor cenários, sem nenhum tipo de requisito para a morfologia dos blocos, o material é muito útil. Se você é usuário do 3ds Max corra para fazer o download do script enquanto ele ainda é gratuito.

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

2 Comentários

  1. Renê Arruda 23/09/2009 em 8:14 am

    Olá, Allan

    Eu já pude testar esse script e achei fantástico, facilita bastate o trabalho na construção de cidades.

    Abraço!

  2. FABRICIO DOS SANTOS OLIVEIRA 07/07/2010 em 12:17 pm

    Bom script de boa qualidade dar para obter bom trabalho e uma boa diversão no caso para games abracos cara

    se tiver algumas dicas me passe pro favor ate mais

Deixar Um Comentário