Clicky

Maxwell Render 2

Essa semana o Maxwell Render ganhou uma atualização para a versão 2.0 que havia sido anunciada já faz um bom tempo. Para quem não conhece, o Maxwell Render é um renderizador que funciona com base em métodos Unbiased e que se assemelha muito ao funcionamento do LuxRender, FryRender, Indigo Render e o Path Tracing do YafaRay. Segundo a Next Limit, empresa que desenvolve o Maxwell Render uma das melhorias dessa nova versão é a velocidade do render que ficou muito melhor. A velocidade de renderização é fator crítico para os renderizadores do tipo Unbiased como o Maxwell. Esse tipo de software gera as suas imagens por um processo chamado de refinamento progressivo, em que a imagem final aparece em poucos instantes, mas cheia de granulação e defeitos. Aos poucos a imagem ganha mais nitidez e fica limpa do granulado.

O problema é que em algumas situações esse render pode levar várias horas para ficar limpo da poluição visual. Por isso que a maioria dos avanços e melhorias nesse sentido são sempre voltadas para a melhoria na velocidade do render. Existe vantagem em usar esse tipo de render? Sim, o tempo de render é compensado pela qualidade na iluminação e efeitos óticos, pois quase tudo é baseado em física real.

Quer ter uma idéia? O vídeo abaixo mostra alguns trabalhos desenvolvidos com o Maxwell Render 1.5 nos últimos meses, e demonstram projetos nas áreas de publicidade e visualização para arquitetura.

Entre as novidades que estão relacionadas nesse artigo publicado nos fóruns de usuários do Maxwell Render, podemos destacar:

  • Novos plugins para integração com Modo 3D
  • Melhoria no sistema de materiais com a adição de variações ao Subsurface Scattering
  • Sistema de camadas para materiais semelhantes ao que existe em softwares de edição para imagens
  • Renderização em rede com configuração mais simplificada
  • O Multilight ganhou uma variação chamada Color Multilight para controle em tempo real das cores da luz

Para ter acesso ao fórum é necessário se registrar.

Claro que tudo isso tem um preço e o Maxwell Render é um dos mais caros renderizadores nesse segmento, com preço equiparado ao do V-Ray. Para saber mais sobre o renderizadore, visite o web site oficial do Maxwell Render em que é possível fazer inclusive o download de uma versão de testes que funciona por 30 dias.

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

2 Comentários

  1. Rogério Gomes 10/04/2010 em 12:22 am

    Tudo bem Allan?
    Primeiro quero parabenizá-lo pelo seu trabalho, de vez enquando venho dar uma olhada em seus artigos e são muito bons!!
    Estou em busca de um renderizador pra complementar o C4D R11.5 Mac que gosto muito, e estou tentando extrair o máximo possível dele antes de partir para renderizadores externos. Desde que comecei a pesquisar, mesmo não tendo usado nenhum, gostei muito do Vray e ja estava decidido por ele, mas atualmente venho pesquisando sobre o Maxwell Render, pois instalei a versão para Cinema 4D (V2.1.3.0 R11.5) e fiquei muito impressionado com ele, mas fico preocupado com o tempo de render, pelo que lí em alguns lugares, ele é bem demorado com relação aos outros.
    Gostaria de saber sua opinião, comprensa usar 3 renderizadores diferentes para cada tipo de situação? ou melhor escolher 1 deles e extrair o máximo possível?
    Quero trabalhar com o maior realismo possível, mas profissionalmente preciso de resultados que não sejam tão demorados…pretendo atuar na área de maquete eletrônica (arquitetura e produtos). Nestas 3 opções (Renderizador Nativo do C4D, Maxwell e Vray) qual você acha mais interessante? A qualidade e o tempo de render de um pro outro é muito gritante?

    Obrigado.

    Atenciosamente,

    Rogério Gomes

  2. Allan Brito 11/04/2010 em 8:15 pm

    Oi Rogério,

    Entre os renders o que oferece a melhor relação qualidade e tempo é o V-Ray. Mas, para realismo máximo recomendo o Maxwell.

    Abraços

Deixar Um Comentário