Essa semana o Maxwell Render ganhou uma atualização para a versão 2.0 que havia sido anunciada já faz um bom tempo. Para quem não conhece, o Maxwell Render é um renderizador que funciona com base em métodos Unbiased e que se assemelha muito ao funcionamento do LuxRender, FryRender, Indigo Render e o Path Tracing do YafaRay. Segundo a Next Limit, empresa que desenvolve o Maxwell Render uma das melhorias dessa nova versão é a velocidade do render que ficou muito melhor. A velocidade de renderização é fator crítico para os renderizadores do tipo Unbiased como o Maxwell. Esse tipo de software gera as suas imagens por um processo chamado de refinamento progressivo, em que a imagem final aparece em poucos instantes, mas cheia de granulação e defeitos. Aos poucos a imagem ganha mais nitidez e fica limpa do granulado.

O problema é que em algumas situações esse render pode levar várias horas para ficar limpo da poluição visual. Por isso que a maioria dos avanços e melhorias nesse sentido são sempre voltadas para a melhoria na velocidade do render. Existe vantagem em usar esse tipo de render? Sim, o tempo de render é compensado pela qualidade na iluminação e efeitos óticos, pois quase tudo é baseado em física real.

Quer ter uma idéia? O vídeo abaixo mostra alguns trabalhos desenvolvidos com o Maxwell Render 1.5 nos últimos meses, e demonstram projetos nas áreas de publicidade e visualização para arquitetura.

Entre as novidades que estão relacionadas nesse artigo publicado nos fóruns de usuários do Maxwell Render, podemos destacar:

  • Novos plugins para integração com Modo 3D
  • Melhoria no sistema de materiais com a adição de variações ao Subsurface Scattering
  • Sistema de camadas para materiais semelhantes ao que existe em softwares de edição para imagens
  • Renderização em rede com configuração mais simplificada
  • O Multilight ganhou uma variação chamada Color Multilight para controle em tempo real das cores da luz

Para ter acesso ao fórum é necessário se registrar.

Claro que tudo isso tem um preço e o Maxwell Render é um dos mais caros renderizadores nesse segmento, com preço equiparado ao do V-Ray. Para saber mais sobre o renderizadore, visite o web site oficial do Maxwell Render em que é possível fazer inclusive o download de uma versão de testes que funciona por 30 dias.