Para os que gostaram do vídeo mostrando algumas das novidades do Photoshop CS5, mais um vídeo publicado na web no final do mês passado, mostra algumas das novidades do que virá a ser o Flash CS5. O vídeo foi gravado por um usuário do Flash que visitou a conferência Flash on the Beach 2009, realizada no final de setembro. Mesmo tendo sido gravado usando um celular, podemos acompanhar várias das novidades para a próxima versão do Flash no curto período em que uma pessoa da Adobe faz a demonstração.

O Flash é uma aplicação extremamente importanta para quem está interessado em trabalhar com 3d para web, usando classes personalizadas como o Papervision 3d. Ele funciona muito bem com o Blender 3D, produzindo modelos 3d no formato COLLADA e criando interfaces 3d com o Papervision no Flash. Bem, vamos aos vídeos:

Logo no início do vídeo o apresentador mostra algumas das novidades do Flash em termos de interface, com um enorme painel de opções para formatação de texto no stage. Para as pessoas que precisam trabalhar com grandes documentos de texto na web, isso será uma excelente adição. Mas, o principal fica para depois que é a interação e desenvolvimento usando ActionScript.

Apesar de ser conhecida como uma ferramenta para designers, ficando o Flex voltado para programadores, muitas pessoas acabam escolhendo o Flash para criar aplicativos multimídia, pois a interface gráfica para ilustração e desenho, deixa o processo criativo mais interativo. Um dos problemas disso é que a ferramenta se torna mais voltada para design do que desenvolvimento. A conseqüência disso é a ausência das facilidades de um framework para criar aplicativos mais complexos no Flash de maneira rápida.

A primeira ferramenta demonstrada no vídeo é uma espécie de template que pode ser criado e adicionado em aplicativos, para acelerar o desenvolvimento de jogos e outros elementos. Logo depois, podemos visualizar algo realmente útil, que é a declaração de classes personalizadas com a opção de autocompletar.

Outra coisa interessante no Flash CS5 é a integração com o Flash Builder, que é a versão atualizada do que antigamente se chamada Flex Builder. Isso é demonstrado próximo do final no primeiro vídeo, em que um bloco inteiro de código é enviado para o Flash Builder. Assim podemos usar um aplicativo especializado em códigos para o ActionScript e o Flash apenas para o design.

Os vídeos ainda mostram apenas alguns dos novos recursos do Flash CS5, mas já podemos ter uma boa idéia do que está por vir em abril de 2010, quando a suíte CS5 deve ser lançada.