Clicky

Tutorial Blender 3D, GIMP e YafaRay: Simulando os grupos de luz do LuxRender

Um dos recursos mais legais do LuxRender para quem trabalha com visualização de projetos são os chamados grupos de luz. Já mencionei esse recurso em diversos tutoriais aqui no blog, sendo que esses mesmos grupos de luz podem ser encontrados no Maxwell Render sob o nome de Multilight e também no V-Ray e Mental Ray por meio de um script do 3ds Max. Essa ferramenta consegue fazer alterações em fontes individuais de luz, fazendo com que os objetos do cenário mudem a projeção da cor e até mesmo as interações com a sombra. Isso permite criar versões diferentes de um mesmo render, sem a necessidade de trabalhar com várias renderizações.

Algumas ferramentas como o YafaRay não possuem esse tipo de recurso, mas isso pode ser simulado usando editores de imagem como o GIMP. Essa semana estava navegando e encontrei um excelente tutorial nos fóruns de usuários do SketchUp, em que um artista explicava a técnica para simular o uso do Multilight do Maxwell Render no SketchUp com outro renderizador. Resolvi experimentar a técnica usando o Blender 3D e YafaRay e esse foi o resultado:

Como você pode perceber pelo vídeo, o procedimento no YafaRay e Blender é realmente simples. Para a cena de teste foram usados dois pontos de luz, com intensidades e cores diferentes. O segredo é fazer uma renderização para cada fonte de luz em separado, gerando uma imagem para cada uma. Depois é necessário criar uma composição no GIMP em que todas as imagens renderizadas ficam organizadas em camadas, com adição de um fundo preto.

Cada um dos layers deve ter o modo de mistura alterado para addition. Pronto, agora basta fazer alterações na opacidade e habilitar ou desabilitar a visualização dos layers, para conseguir simular o efeito de a luz ligar ou desligar, e também a alteração da intensidade da mesma.

Essa técnica pode ser usada para gerar diferentes versões da iluminação de um projeto, ou mesmo animações com ferramentas especializadas na captura de tela. O tutorial original comenta sobre o uso do Camstudio, mas você pode usar praticamente qualquer ferramenta.

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

2 Comentários

  1. […] de luz no Yaf(a)Ray O site do Allan Brito acaba de publicar um ótimo tutorial, realmente ótimo, sobre como fazer uma gambiarrra simular grupos de luz no Yaf(a)Ray. Essa mesma […]

  2. Renê Arruda 02/10/2009 em 11:14 am

    Olá, allan

    Esse efeito é muito bacana, e se não me engano, no max ele é feito através do envoriment. Fiz um modelo de carro uma vez com o max, sua textura padrão foi o vermelho, sendo que aplicando alguns ajustes e a cena mesmo sem luzes, eu consegui um efeito no bacana. A cor do modelo ficou prata, bem legal, e não precisei adicionar luz a cena para se aprecer com a luz ambiente, pq o backgroud não se altera, apenas o modelo 3D…acho que é isso.

    Abraço!

Deixar Um Comentário