Uma das dúvidas mais comuns entre os usuários que estão migrando entre ferramentas diferentes é fazer equivalências entre diferentes funções entre softwares. Por exemplo, sempre recebo mensagens de usuários que estão pensando em migrar do 3ds Max para o Blender 3D, mas não tem muita certeza sobre quais ferramentas podem ajudar na modelagem. Percebi de maneira mais clara no último curso de 3ds Max que tive oportunidade de ministrar, com alguns alunos perguntando como fazer operações em ambos os softwares. Entre as diversas opções que têm equivalência no Blender 3D e o 3ds Max está a possibilidade de criar modelos 3d usando perfis 2d e linhas. No 3ds Max esse comando é conhecido como Loft e no Blender 3D é chamado de BevOb.

O resultado final de ambas as ferramentas é praticamente o mesmo, sendo que a maneira de funcionar é levemente diferente. No caso do 3ds Max, precisamos usar duas curvas como mostra a imagem a seguir.

modelagem-3d-3dsmax-loft-blender-bevob-01.jpg

Depois que as linhas estão criadas como dois objetos independentes, podemos selecionar uma das curvas e acessar o Loft no painel de criação e subgrupo Compound Object.

modelagem-3d-3dsmax-loft-blender-bevob-02.jpg

Se você tiver a curva que será usada como caminho selecionada, pressione o botão Get Shape. Caso o perfil 2d esteja selecionado, pressione o botão Get Path. O resultado será a criação do seguinte modelo 3d.

modelagem-3d-3dsmax-loft-blender-bevob-03.jpg

Como fica evidente pela imagem mostrada acima, a ferramenta é muito útil para modelagem de objetos que podem ser definidos com apenas um perfil 2d. Para modelagem voltada para arquitetura, podemos aproveitar o Loft para criar sancas de gesso e outros detalhes construtivos. No Blender 3D o procedimento é exatamente o mesmo, precisamos de dois objetos criados como curvas.

modelagem-3d-3dsmax-loft-blender-bevob-04.jpg

Depois que os objetos estiverem criados, precisamos selecionar apenas a curva que representa o caminho e no painel Editing da curva, localizar a opção BevOb. Lá devemos adicionar o nome da curva 2d que representa o perfil 2d.

modelagem-3d-3dsmax-loft-blender-bevob-05.jpg

Pronto! Teremos exatamente o mesmo tipo de efeito conseguido com o Loft do 3ds Max para criar sancas e forro de gesso para modelagem voltada para arquitetura. Claro que existem outras aplicações para a modelagem de objetos orgânicos também. Mas, esse é o tipo de exemplo que mostra como os softwares podem mudar, mas as opções de modelagem e criação são basicamente as mesmas.