A criação de animações usando técnicas oriundas de softwares de composição é sempre um complicador a mais, principalmente se precisarmos criar essas animações sem a ferramenta de posição. Por exemplo, a técnica conhecida como mascaramento de imagem é bem simples de criar no After Effects e até mesmo no Adobe Premiere, mas quando é necessário reproduzir essa mesma propriedade em ferramentas 3d de maneira direta, a coisa pode ficar complicada. Para felicidade dos artistas que usam ferramentas com editores de nós para materiais e composição, esse tipo de técnica pode ser reproduzida com um pouco de criatividade. Um usuário do Blender 3D elaborou uma técnica engenhosa para criar animações simulando cortes em modelos 3d, que são extremamente úteis para mostrar estruturas complexas usando seções.

Por exemplo, podemos elaborar de maneira extremamente simples e rápida uma animação mostrando o interior de maquetes eletrônicas, apenas com o renderizador interno do Blender 3D. O segredo está na organização do material, que recebe uma textura do tipo Blend. O vídeo abaixo mostra um exemplo de como essa técnica pode ser usada para criar animações:

Section via Nodes (Ray) from mond on Vimeo.

Todo o procedimento necessário para reproduzir essa mesma animação, pode ser conferido em um vídeo tutorial disponível nesse endereço. Lá o artista publicou o link para download, assim como mais exemplos em vídeo sobre a técnica.

O segredo para conseguir criar essa animação está na preparação da textura do objeto 3d, que deve ser do tipo Blend e possuir uma cor sólida e outra completamente transparente. Isso fará com que metade do objeto fique opaco e a outra metade transparente. O editor de nós deve ser usado para adicionar uma cor sólida fechando a parte vazada entre os planos do objeto.

Esse procedimento fará um corte simples no objeto 3d, sem nenhum tipo de controle adicional. Para ter controle sobre a direção e como é feita a seção do modelo 3d, é necessário adicionar um plano e fazer com que o mapeamento do modelo seja controlado pela posição do plano. Depois, basta mover o plano para um layer que esteja desligado e acionar o render. Ao animar o plano veremos a animação do objeto 3d sendo cortado dinamicamente.

A técnica será extremamente útil para artistas 3d envolvidos com design instrucional e criação de animações voltadas para a área técnica, como mecânica e arquitetura.