Entre os tipos de personagens que mais se representam em ambientes relacionados com arte digital e também tradicional, a figura feminina é a preferida pela maioria dos artistas. Sendo assim, muitos artistas acabam estudando escultura e modelagem de personagens começando com personagens femininas, que muitos dizem, possuir uma anatomia mais simples de representar. Como muitas pessoas podem estar interessadas em começar os estudos de modelagem, sempre é interessante visualizar o desenvolvimento de trabalhos produzidos por outros artistas 3d. Nesse sentido, uma excelente fonte de informações sobre modelagem 3d direcionada para criação de personagens femininos foi disponibilizada na web.

A revista online gratuita Eich News, voltada para a comunidade de artistas 3d de língua espanhola, acabou de lançar uma edição especial com a compilação dos trabalhos produzidos para o concurso “Buscando a mulher CG”, em tradução livre. Para fazer o download da revista que tem aproximadamente 110MB e quase 90 páginas, visite esse endereço.

download-revista-3d-gratuita.jpg

O objetivo da publicação é divulgar os trabalhos enviados para o concurso e não funcionar como coletânea de tutoriais sobre modelagem 3d de personagens. O download da revista se justifica pela grande variedade de trabalhos apresentados para o concurso, alguns deles mais simples e outros muito sofisticados. Temos inclusive modelos 3d desenvolvidos usando o Blender 3D em conjunto com ferramentas como o ZBursh.

Caso você tenha paciência para analisar, como eu fiz, a descrição de todos os projetos que mostram os softwares usados para criar os modelos 3d, a presença de uma ferramenta em especial é característica dos melhores projetos. Todas as imagens que foram produzidas com a interferência ou participação do ZBrush, para a criação de detalhes, apresenta excelente nível de qualidade e realismo. Isso não significa que para criar personagens realistas seja necessário usar o ZBrush ou Mudbox, como opções de escultura digital. Mas, aponta a tendência natural dos artistas 3d especializados em escultura, que para criar personagens realistas é preciso dominar técnicas de escultura.

Antes de procurar aprender ZBrush ou Mudbox, recomendo participar de cursos de escultura tradicional, que podem ajudar muito no desenvolvimento das habilidades necessárias para dominar a técnica. Os melhores artistas nessa área, acabam aproveitando conhecimentos anteriores em escultura tradicional.

Para as pessoas que têm dificuldades com o inglês, a revista e descrições dos projetos estão todas em espanhol, o que pode facilitar um pouco mais a leitura.