Clicky

O que é necessário para se tornar um animador sênior?

Entre os diversos pedidos e dúvidas que recebo por e-mail aqui no blog, um deles se destaca pela freqüência que costuma aparecer não só aqui no blog, mas também com os meus alunos nas aulas presenciais. Essa dúvida está relacionada com os requisitos necessários para entrar em grandes estúdios de animação. O que é preciso estudar? Quais cursos fazer? Quais softwares? Para responder a esse tipo de dúvida, nada melhor que conferir os anúncios de emprego que esses mesmos estúdios publicam na internet. Por exemplo, a Lucas Film de Singapura está divulgando em fóruns especializados a necessidade de contratar um modelador 3d sênior, o e que o objetivo do trabalho da pessoa contratada será o projeto da série animada The Clone Wars.

Isso significa que é um trabalho de algo nível e com requisitos igualmente elevados. O que é preciso para trabalhar lá? Visite esse link para conferir a pequena lista de demandas da Lucas Film, para ser considerado um animador sênior.

Clone Wars

Como a lista de requisitos está toda em inglês, tomei a liberdade de fazer uma tradução rápida dos itens necessários para se candidatar a vaga, além da descrição do que fará um modelador sênior. Vamos começar pela descrição do cargo de modelador sênior:

  • Modelar e ajustar texturas em modelos 3d complexos representando cenários, arquitetura, personagens e outros objetos usados em produção de animações.
  • Colaborar com outros artistas para criar objetos 3d e cenários para animações.
  • Criar e manter bibliotecas de expressões faciais para animação.
  • Trabalhar com a equipe de pré-produção para criar as texturas planejadas de maneira idêntica ao que for determinado pela equipe, para aplicar em modelos 3d e personagens.
  • Trabalhar em equipe para ajudar nas decisões de design dos modelos 3d.
  • Manter ou exceder um nível consistente de produtividade, cumprindo os prazos estipulados e criando modelos 3d de alta qualidade.

Essa é uma descrição do que fará o modelador, caso seja contratado. Agora vamos aos requisitos técnicos para poder se candidatar:

  • Diploma de bacharel em ciências da computação, visualização em computador, animação por computador (preferido).
  • Mais de quatro anos de experiência em animação 3d por computador, ou efeitos visuais para filmes.
  • Conhecimentos sólidos em personagens, cenários, veículos e outros.
  • Conhecimentos em Linux, Unix e Windows.
  • Domínio de Photoshop.
  • Conhecimentos avançados em Maya ou ouro software de animação hig-end é necessário.
  • Domínio de técnicas como Texturas UV, Layout UV, projeção de texturas e pintura de texturas.
  • A criação de texturas procedurais por meio de scripts é desejável.
  • Domínio no uso de texturas em ao menos um software 3d.
  • Habilidade artística comprovada.
  • Atenção para detalhes em personagens.
  • Capacidade de aprender rápido e assimilar novas informações.
  • Boa capacidade de comunicação.
  • Bom relacionamento interpessoal.
  • Apresentar um demo reel com exemplos de trabalhos realizados em arte tradicional, fotografia e animação por computador. Sendo que na animação por computador é necessário mostrar os wireframes e um pequeno making of das cenas.

Então, será que você já pode se inscrever?

Só para usar um trocadilho e descrever a importância de um animador sênior no desenvolvimento de uma equipe, esse seria o Jedi da modelagem 3d, e pelos requisitos apresentados para esse emprego, fica fácil de perceber a razão pela qual o título é merecido. A responsabilidade desse profissional é igualmente grande no projeto, pois ele estará no topo da hierarquia dos modeladores 3d e comandará uma pequena equipe de artistas 3d.

O trabalho requer conhecimentos e domínio tanto da parte artística da representação de visuais em 3d, como o desenvolvimento de scripts e shaders para o Maya, assim como o trabalho com arte tradicional. Acho que com essa pequena lista, fica bem fácil ter uma idéia dos caminhos e tópicos necessários para chegar nessa posição.

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

9 Comentários

  1. Hans 13/10/2009 em 1:00 am

    Parabéns Allan Brito pelo post, infelizmente acho que no Brasil é possivel contar nos dedos profissionais com essas caracteristicas. Espero um dia chegar la.
    Abraço.

  2. Thiago Sá 13/10/2009 em 8:53 am

    Realmente, com tamanha lista de obrigações, o salário TEM que compensar, saberia dizer quanto ganha um artista Sênior em uma empresa conceituada como a ILM, Allan?

  3. Como vir a ser um nimador 3D « netCAD 3D 13/10/2009 em 10:20 am

    […] clipped from http://www.allanbrito.com […]

  4. prof.Evanhdro 13/10/2009 em 11:47 am

    Eu estou anos luz disso mas um dia chego lá!!

  5. prof.Evanhdro 13/10/2009 em 11:50 am

    Na real não precisa nem pagar se me derem uma bolsa para participar como aprediz eu vou agora.

  6. aloizio 13/10/2009 em 10:35 pm

    e como seria um currículo da Industrial Light and Magic???rsrs

  7. Paulo Patêz 14/10/2009 em 7:16 pm

    Olá Allan! Obrigado por este artigo, muito informativo, assim, nós leitores temos uma ideiado que é preciso para se tornar um sênior. Será que você poderia escrever um artigo que explicasse na mesma pegada sobre o ramo da visualização arquitetonica? Eu ganho algum dinheiro a mais fazendo isso, mas pra mim ainda é um mercado pequeno, pois atuo apenas na minha cidade, onde a maioria das pessoas ainda desconhece esse tipo de serviço.

  8. antonio 06/03/2010 em 2:01 pm

    – Olá Allan !
    – Estou lhe enviando este e-mail para lhe agradecer , por ter criado esta pagina que me tirou uma série de duvidas , com a pergunta ” o que é necessário para ser um animador sênior ?”
    apesar de nunca ter tido esta pretensão , eu desenho desde que me entendo por gente e sou um apaixonado por desenhos em 3D e sempre quis saber qual é o caminho para se fazer uma animação em 3D e quais os softwares .
    – Meu perfil .
    – desenho muito bem , tenho vários personagens criados com ( Autodidata) .
    – Sou grato pelas informações
    Atenciosamente ,

    Antonio

  9. Daniel Fernandes 08/07/2011 em 4:53 pm

    Claro que o salário é importante,mas trabalhar em um projeto desses deve ser uma experiência única.

Deixar Um Comentário