O simples fato de um projeto ser aceito no Google Summer of Code não é garantia que o mesmo seja levado até o fim, como já foi presenciado inúmeras vezes com o Blender 3D e outros softwares que tiveram projetos aprovados no programa de incentivo do Google. Um dos projetos “abandonados” do Blender 3D é a implementação de Deep Shadow Buffer. Com o desenvolviimento do Blender 3D 2.50 avançando cada vez mais, um dos principais colaboradores no desenvolvimento do Blender, resolveu resgatar o tema e adicionar uma versão própria do algoritmo que cria esse tipo de sombra no Blender 2.50.

Mas, qual a vantagem em ter esse tipo de recurso em sombras geradas no Blender 3D? Com o uso desse recurso, poderemos trabalhar com efeitos avançados de visualização nas sombras do Blender. Por exemplo, ao criar objetos com diferentes níveis de transparência a sombra vai considerar essa transparência para poder ser projetada de maneira correta nas superfícies. Veja o exemplo das imagens abaixo, renderizadas usando versões preliminares da primeira tentativa de implementar o recurso no Blender em 2007.

blender-3d-deep-shadow-buffer.jpg

Autor da imagem: Michael Fox

Entre os recursos do Blender que devem aproveitar mais esse tipo de sombra, podemos listar os efeitos atmosféricos como o Smoke. Quando criamos esse tipo de simulação, os objetos representando a fumaça são compostos por diferentes camadas de transparência e a projeção da sombra de maneira realista fica comprometida. Assim que pudermos usar o Deep Shadow Buffer, isso não será mais problema. Assim que surgirem as primeiras versões de teste com o recurso no Blender 2.50, publico aqui no blog testes de renderização.

Para saber mais sobre o recurso e visitar alguns links com informações técnicas da implementação, visite essa discussão sobre o Deep Shadow Buffer no fórum Blenderartists.org.

Aproveitando que o assunto é o Blender 3d 2.50, sempre é bom lembrar que de acordo com o calendário de desenvolvimento, a primeira versão beta da versão 2.50 será lançada agora em Outubro. Ao longo dos próximos meses teremos várias versões beta do Blender 2.50 representando o avanço no desenvolvimento de recursos como o B-Mesh e outros.

As versões beta acompanham também a evolução do projeto Durian. A equipe do projeto já está usando apenas o Blender 3D 2.50 para trabalhar na animação, o que deve alavancar siginificativamente o desenvolvimento.

Quando poderemos usar o Blender 2.50 em ambientes de produção? O mais sensato a fazer é aguardar pelo Blender 2.60, que será lançado depois que o Durian estiver finalizado. Isso só deve ocorrer no segundo semestre de 2010.