Entre os diversos renderizadores que podemos usar no 3ds Max, um dos que ganha fama de ser o mais complicado em termos de configuração e uso, é o Mental Ray. Esse é um dos motivos alegados por muitos usuários que acabam migrando do Mental Ray para soluções como o V-Ray. Claro que o V-Ray tem as suas vantagens no que se refere à velocidade no render, mas muitos se queixam que o Mental Ray é difícil de dominar. Caso você seja usuário do 3ds Max e nunca tentou usar o Mental Ray para criar imagens realistas, principalmente em projetos envolvendo visualização de cenários e arquitetura, existem duas apostilas gratuitas que podem ajudar muito no entendimento do software.

As apostilas foram desenvolvidas com o objetivo de explicar o funcionamento do Mental Ray de maneira rápida e resumida, sendo uma excelente fonte de informações sobre a configuração da iluminação e renderização.

apostila-gratuita-render-mental-ray-3ds-max-arquitetura

O material está dividido em duas partes chamadas de Mental Ray 101 e Mental Ray 102. Para fazer o download das apostilas de Mental Ray e 3ds Max, que estão em inglês, visite esse endereço.

A primeira apostila apresenta os conceitos gerais sobre o funcionamento do Mental Ray e como podemos usar definições prontas (presets) e acelerar a configuração de uma cena. Essa é uma ótima opção para quem não quer aprender tudo sobre o Mental Ray, pois o uso das definições prontas acelera a configuração dos parâmetros do renderizador. Existem configurações para cenas com alta, média e baixa qualidade de render. Sempre que ministro aulas sobre Mental Ray junto com o 3ds Max, as pessoas acabam preferindo nos projetos iniciais usar apenas as configurações prontas para depois partir para personalização.

Na segunda apostila é possível acompanhar um guia sobre iluminação com o Mental Ray, que aborda a criação e configuração de sistemas Daylight usando o mr Sun. Para quem precisa usar o 3ds Max na renderização de projetos arquitetônicos e cenários, o material apresenta informações úteis como explicações sobre luzes fotométricas e tipos de iluminação interna e externa usando o Mental Ray.

Outro ponto positivo para as apostilas é a ótima introdução dos conceitos abordados, como uma das melhores descrições que já encontrei sobre o processo de Final Gathering. Esse processo é usado no Mental Ray, assim como em outros renderizadores como o YafaRay.

O download é mais que recomendado.